O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Jesus não somente se multiplica nas Santas Partículas, mas, ao mesmo tempo, por uma maravilha ligada a esta, está simultaneamente por toda a parte. Isso é Divino!

A maravilha de Deus.
"Eis o memorial, resumo de todas as maravilhas de Deus" (Sl. 110,4)

Se a Eucaristia - a maravilha das maravilhas no dizer de Santo Tomás - é obra de um imenso Amor, esse Amor teve a seu serviço um Poder Infinito: a Onipotência de Deus. E para disso se convencer, basta-nos meditar no que a fé da igreja nos ensina sobre tal Mistério.

A primeira maravilha operada na Eucaristia, é a Transubstanciação. Jesus, em primeiro lugar, e os sacerdotes em segundo, por ordem e instituição suas, tomando o pão e o vinho, pronunciam sobre essa matéria as palavras da consagração e logo toda a substância do pão, toda a substância do vinho desaparecem, mudadas no sagrado Corpo e no Sangue adorável de Jesus Cristo. Sob a espécie do Pão e sob a do Vinho, está presente verdadeira, real e substancialmente o Corpo glorioso do Salvador.
Do pão e do vinho permanecem apenas as aparências: a cor, o sabor, o peso. Os sentidos dizem-nos que é pão e vinho, mas a fé afirma-nos que é o Corpo e o Sangue de Jesus, velados sob os acidentes, subsistentes apenas por um milagre, milagre que só o Todo-Poderoso pode operar por ir de encontro às leis ordinárias, existirem as qualidades dos corpos sem estes para sustentá-las. É obra de Deus, sua Vontade é para a razão de ser, como é a razão de ser de nossa existência. Deus pode tudo o que quer, e isto não exige esforço superior àquilo. Eis a primeira maravilha da Eucaristia.

A segunda, contida na primeira, é que esse milagre se renova à simples palavra de um homem, do Sacerdote, e isso tantas vezes quanto desejar, pois tal é Poder que Deus lhe comunicou; ele quer Deus sobre o altar e Deus aí está! O sacerdote opera a mesma, a idêntica maravilha que operou Jesus Cristo na Ceia Eucarística, de quem recebe o Poder, em cujo Nome procede. E Nosso Senhor nunca resistiu à palavra de um seu Sacerdote. Milagre do Poder de Deus: a criatura fraca, mortal, encarna Jesus Sacramentado!

Jesus no deserto, tomando cinco pães, abençoa-os e dá-os aos Apóstolos para nutrirem cinco mil homens - imagem fraca dessa outra maravilha da Eucaristia, o milagre da multiplicação.
Jesus ama os homens, a eles quer se dar inteira e pessoalmente. Cada qual terá sua parte no maná vital. É mister, por conseguinte, multiplicar-se tantas vezes quantos comungantes houver que o queiram receber, e cada vez que o queiram. É preciso estender-se, até certo ponto, a Mesa Eucarística ao mundo todo. E isto se dá pelo seu Poder; todos o recebem em sua inteireza, com tudo que é. Cada Hóstia consagrada contém-no e, se for partida, Jesus estará todo inteiro sob cada partícula, cada fragmento. Em vez de dividí-lo, a fração da Hóstia multiplica-o. Quem diria o número de Hóstias postas por Jesus, desde o Cenáculo, à disposição de seus filhos!.

Jesus não somente se multiplica nas Santas Partículas, mas, ao mesmo tempo, por uma maravilha ligada a esta, está simultaneamente por toda a parte. Isso é Divino! Nos dias de sua vida mortal, Ele permanecia num mesmo lugar, habitava uma só casa, sendo dado a alguns ouvintes privilegiados gozar de sua Palavra, de Sua presença. Hoje em dia, no Santíssimo Sacramento, está Ele, por assim dizer, por toda a parte ao mesmo tempo. Sua Humanidade participa, de certo modo, da Imensidade Divina que tudo enche. Jesus está em sua inteireza em todos e cada um dos Templos. Estando os Cristãos, membros do Corpo místico de Jesus Cristo, dispersos pela superfície da terra, é preciso que Ele, que é a alma deles, esteja por toda a parte, em todos os corpos, dando a vida e mantendo-a em cada um dos seus membros.

Senhor Jesus, adoramos vosso Poder, que multiplicou maravilhas, a fim de que pudéssemos permanecer no meio dos vossos filhos, pôr-vos ao seu alcance e pertencer-lhe inteiramente. Obrigado Senhor!.

A Divina Eucaristia vl.1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário