O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A LEI E A GRAÇA - (Lei Moral, Lei Natural, Lei Antiga, Lei Evangélica)

A Lei e a Graça.

"Eis a aliança que farei com a casa de Israel: Incutir-lhe-ei a minha lei; grava-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo." (Jr 31,33).

A Igreja nos ensina que o homem é chamado a felicidade, mas por ter sido ferido pelo pecado tem necessidade da salvação de Deus. Então, o socorro divino lhe é dado por Cristo através da lei que o dirige e da graça que o sustenta.

Lei Moral - O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que a Lei Moral é obra da Sabedoria Divina, na qual Deus ensina os caminhos e regras de comportamento que levam à felicidade prometida. É ao mesmo tempo firme em seus preceitos e amorosa em suas promessas. Pode-se definir a lei moral, no sentido bíblico, como uma instrução paterna, uma pedagogia divina.

A Lei é uma regra de comportamento promulgada pela autoridade competente em vista do bem comum. Segundo a Escritura, a lei moral é uma instrução paterna de Deus que proscreve ao homem os caminhos do mal. Pelo poder, sabedoria e bondade do Criador a lei moral supõe a ordem racional estabelecida entre as criaturas para seu bem e em vista de seu fim. A lei moral encontra em Cristo a sua plenitude e sua unidade. Só Jesus Cristo é o caminho da perfeição. Ele é o fim da lei, pois só ele ensina e dá a justiça de Deus. "Porque a finalidade da lei é Cristo para a justificação de todo o que crê" (Rm 10,4)

Toda lei encontra na lei eterna a sua verdade primeira e última A lei é ma ordenação da razão para o bem comum, promulgada por aquele a quem cabe o governo da comunidade.
Cristo é a finalidade da lei Somente ele ensina e concede a justiça de Deus. "As expressões da lei moral variam muito, e todas se acham coordenadas entre si: a lei eterna, fonte, em Deus, de todas as leis; a natural, a lei revelada, compreendendo a Lei antiga e a Nova Lei (ou Lei evangélica); enfim, as leis civis e eclesiásticas" (CIC, § 1952).igual ao outro.

A Lei Natural - É uma participação do homem na sabedoria e na bondade divina, exprimindo o sentido moral, que mostra ao homem, através da razão, o que é o bem e o mal, a verdade e a mentira Exprime a dignidade da pessoa humana e constitui a base dos seus direitos e deveres fundamentais.

A Lei Divina e natural está exposta, em seus principais preceitos, no Decálogo Se baseia na aspiração e submissão a Deus e de se fazer igual ao outro. É chamada de natural em referência a razão própria da natureza humana. Exprime a dignidade da pessoa, definindo seus direitos e deveres fundamentais

A lei natural é imutável e permanente através da história, e subsiste ao fluxo das ideias, dos costumes, que surgem através das épocas, constituindo a base para o progresso dessas ideias; e fornecendo fundamentos sobre os quais o homem pode pautar as suas escolhas e decisões É a base necessária para a lei civil que se relaciona com ela. "Presente no coração de cada homem e estabelecida pela razão, a lei natural é universal em seus preceitos, e sua autoridade se estende a todos os homens Ela exprime a dignidade da pessoa e determina a base de sus deveres fundamentais". (CIC,§ 1956).

A Lei Antiga - Este é o primeiro estágio da Lei revelada. Suas prescrições morais estão resumidas nos "Dez mandamentos". Os preceitos do Decálogo assentam as bases da vocação do homem feito à Imagem e Semelhança de Deus, pois proíbem aquilo que é contrário ao amor de Deus e do próximo e prescrevem o que lhe é essencial.

Segundo a tradição cristã, a lei santa, espiritual e boa (cf. Rm 7,12-16), ainda é imperfeita, pois mostra o que se deve fazer, mas não dá força e graça do espírito para cumprí-la; é ainda uma lei de servidão. Segundo São Paulo, sua principal função é denunciar e manifestar o pecado que forma uma "lei de concupscência" (cf. Rm 7,20) no coração do homem.
A Lei Antiga é uma expressão para o Evangelho, ela profetiza a obra da libertação do pecado que se realizará com Cristo. Sua existência se dá para que o homem compreendendo-na pudesse experimentar a salvação e libertação realizada por Jesus e a vida segundo o Espírito Santo.

A Lei de Moisés contém diversas verdades naturalmente acessíveis à razão. Deus as revelou porque os homens não as conseguiam ler no coração. A antiga Lei é uma preparação para o Evangelho.

A Nova Lei ou Lei Evangélica - Trata-se da perfeição, na terra, da lei divina, natural e revelada. Ela é obra de Cristo que se exprime particularmente no "Sermão da Montanha" É a graça do espírito Santo dada aos fiéis pela fé em Cristo. É operante pela caridade, serve-se do Sermão do Senhor para nos ensinar o que é preciso fazer e dos sacramentos para nos comunicar a graça de fazê-lo (cf. CIC § 1965-1966).

Esta é a plenitude da Lei Antiga, afina-a, ultrapassa-a e aperfeiçoa-a. Não acrescenta novos preceitos exteriores, mas reforma a raiz doa atos, o coração. A Nova Lei é também chamada "Lei do Amor", da liberdade, pois nos conduz a agir segundo o amor, infundido pelo Espírito Santo, e não pelo temor, e nos faz passar do estado de servo para o de amigo de Cristo.
Além de seus preceitos, a Nova Lei comporta também os conselhos evangélicos. Os preceitos são os mandamentos de Deus, que se destinam a afastar tudo o que é incompatível coma  caridade Jé os conselhos evangélicos nos orientam a nos distanciarmos de tudo o que impede o crescimento da caridade em nosso coração; leva a pleno cumprimento, ultrapassa e conduz à perfeição a antiga Lei: as suas promessas, através das bem-aventuranças do Reino dos Céus; seus mandamentos, através da transformação da fonte de suas ações, ou seja, o coração.

Além dos seus preceitos, a Nova Lei comporta os conselhos evangélicos. "De modo especial favorecem igualmente a santidade da Igreja os múltiplos conselhos que no Evangelho o Senhor propõe à observância dos seus discípulos".

"A perfeição da Nova Lei consiste essencialmente, nos preceitos de amor a Deus e ao próximo. Os conselhos indicam caminhos mais diretos, meios mais fáceis, e devem ser praticados conforme a vocação de cada um." (CIC, §1974).

"A Lei Natural outra coisa não é senão a luz da inteligência posta em nós por Deus. Por ela, conhecemos o que se deve fazer e o que se deve evitar". (São Tomás de Aquino).


Nenhum comentário:

Postar um comentário