O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 20 de março de 2013

BATISMO - "Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4,5)

O Batismo é o primeiro sacramento da Iniciação Cristã. Ele é a porta da vida no Espírito e também a porta que abre o acesso aos demais Sacramentos. Ele é a porta da filiação divina. Jesus, pelo batismo restaura nossa alma, nos dá o que Adão rejeitou. Com o batismo passamos a ser membros de Cristo, incorporados à Sua Igreja e feitos participantes de sua missão (cf. CIC, §1213); somos filhos de Deus, herdeiros da Glória.

A matéria do Batismo é a água e a forma são as palavras: "Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo", ou seja, fórmula batismal trinitária. Essa instituição será confirmada por Jesus quando ordena a seus discípulos: "Ide, por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura... batizando-as em nome do pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mc 16,15); Mt 28,19). Este mandato missionário é confiado por Cristo aos Apóstolos, aos seus sucessores que são os bispos e, de certo modo, a todos os que forem batizados.

São ministros ordinários do batismo: o bispo, o presbítero e o diácono. Porém, em caso de necessidade, qualquer pessoa, mesmo não batizada, que tenha a intenção de fazer o que a Igreja faz quando batiza pode realizá-lo, devendo utilizar a fórmula batismal trinitária, batizando "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (cf. CIC, §1256), com a aspersão da água, inclusive.

Quando não é possível receber o sacramento do batismo, pode-se alcançar a graça para salvar-se pelo chamado "batismo de desejo" - um ato de perfeito amor a Deus, ou a contrição dos pecados com o voto explícito ou implícito do sacramento; e pelo "batismo de sangue" ou "martírio", alcançado por aqueles que morreram em nome da fé sem terem recebido o Batismo. Tanto o batismo de desejo quanto o batismo de sangue produzem os frutos o Batismo, mas não são considerados sacramento.

O batismo é absolutamente necessário para a salvação, como declarou Nosso Senhor Nicodemos (Jo 3,5).
A pura gratuidade da graça da salvação se manifesta, particularmente, no batismo das crianças. Portanto, a Igreja e os pais privariam as crianças da graça inestimável de serem filhos de Deus, caso não administrassem o batismo pouco depois do nascimento; desta forma se compreende a necessidade de batizar as crianças o quanto antes. Quanto às crianças que morrem sem terem sido batizadas e não têm culpa, a Igreja as confia à misericórdia de Deus e à sua promessa de querer que todos se salvem (1Tm 2,4), principalmente quando chama para si as crianças: "Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham" (Mc 10,14).

Nos primórdios da Igreja, os batizados trocavam o nome na hora do Batismo, tamanha sua importância. Em alguns países, nos lares católicos onde se compreende a importância do batismo como nascimento espiritual, essa data, a do Batismo, é celebrada com muito mais alegria e festa que a data do nascimento.

O Batismo é também chamado "o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo", pois ele significa e realiza este nascimento a partir da água e do Espírito, sem o qual "ninguém pode entrar no Reino de Deus" (Jo 3,5).
Nosso Senhor submeteu-se voluntariamente ao Batismo de São João, destinado aos pecadores, para "cumprir toda a Justiça" (Mt 3,15). Este gesto de Jesus é uma manifestação do seu "aniquilamento" (Fl 2,7).

O Espírito que pairava sobre as águas da primeira criação desce sobre Cristo, preludiando a nova criação, e o Pai manifesta Jesus como seu Filho amado (Mt 3,16-17).
Os diferentes efeitos do Batismo são significativos pelos elementos sensíveis do rito sacramental. O mergulho na água, a água jogada na fronte, faz apelo ao simbolismo da morte e da purificação, mas também da regeneração e da renovação. Os dois efeitos principais são a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo.

Os efeitos do batismo são:

Apaga o pecado original: (e também o atual, se houver; perdoa toda a pena devida e esses pecados);

Infunde a graça santificante:  (tornamo-nos participantes na natureza divina. Junto, são infundidas em nós as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Com estes dons a alma faz-se dócil e pronta aos impulsos do Espírito Santo. Tornamo-nos pelo batismo templo do Espírito Santo);

Confere caráter sacramental: (produz em nós um sinal espiritual indelével, que explica o fato de que este sacramento só pode ser recebido uma vez. O caráter batismal nos configura a Cristo, nos dá uma participação em seu sacerdócio e capacita-nos para continuar no mundo sua missão como fiéis discípulos seus);
Incorpora a Jesus Cristo: (Imprime-nos na alma o caráter de cristãos. Faz-nos filhos de Deus, da Igreja e herdeiros do céu. Tanto a graça santificante quanto o caráter sacramental são efeitos sobrenaturais do Batismo, que nos unem a Cristo como se unem os membros do corpo à cabeça. Cristo é nossa Cabeça e o caráter sacramental nos vincula a Ele para sempre, enquanto a graça santificante nos faz membros vivos.

Incorpora à Igreja: (pelo Batismo nos convertemos em membros da Igreja, passando a poder receber os demais sacramentos. A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, e o Batismo nos incorpora a Cristo (que é a Cabeça) e a seu Corpo (que é a Igreja);

Por seu caráter indelével, o Batismo só pode ser recebido uma única vez, por esse motivo, a Igreja Católica considera válido o Batismo realizado em algumas Igrejas que o ministram nesta mesma intenção.

Rito da Celebração:
Sinal da Cruz
Anúncio da Palavra
Água Batismal
Unção com o Santo Crisma
Veste Branca
Vela.

" Vê, quando és batizado, donde vem o Batismo, se não da cruz de Cristo, na morte de Cristo. Lá está todo o mistério: Ele sofreu por ti. É N'Ele que és redimido, é N'Ele que és salvo, e por tua vez, te tornas Salvador" (Sto Ambrósio, bispo e doutor da Igreja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário