A Igreja é católica, pois, anuncia a totalidade da fé; traz em si e administra a plenitude dos meios de salvação; é enviada a todos os povos; dirige-se a todos os homens; abarca todos os tempos; "ela é, por sua própria natureza, missionária".
O mandato missionário: em virtude das exigências íntimas de sua própria catolicidade e obedecendo à ordem de seu fundador, a Igreja esforça-se para anunciar o Evangelho a todos os homens, como determinou o Senhor em Mt 28, 19-20.
A origem e o escopo da missão: A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, pois se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai. E o fim último da missão não é outro senão fazer os homens participarem da comunhão que existe entre o Pai e o filho em seu Espírito de amor.
O motivo da missão: É do amor de Deus por todos os homens que a Igreja sempre tirou a obrigação e a força da vocação missionária; "pois o amor de Cristo nos impele" (2 Cor 5,14). Com efeito, Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. O Senhor quer a salvação de todos pelo conhecimento da verdade.
Os caminhos da missão: "O Espírito Santo é o protagonista de toda missão eclesial". É ele quem conduz a Igreja pelos caminhos da Missão. A missão da Igreja exige o esforço rumo à unidade dos Cristãos.
Catequeses com jovens e adultos.
Próxima postagens: A Igreja é Apostólica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário