O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A IGREJA É APOSTÓLICA

A Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos, e isto possui um triplo sentido:

Ela foi e continua sendo construída sobre o "fundamento dos apóstolos" (Ef 2,20), testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo;

Ela conserva e transmite, com a ajuda do espírito santo que nela habita, o ensinamento, o depósito precioso, as salutares palavras ouvidas da boca dos apóstolos;

Ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos até a volta de Cristo, graças aos que a eles sucedem na missão pastoral: o colégio dos bispos, assistido pelos presbíteros, em união com o sucessor de Pedro, pastor supremo da Igreja.

Jesus é o Enviado do pai. desde o início do seu ministério "chamou a Si os que quis, e dentre eles instituiu "Doze" para estarem com ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,13-14). A partir daquela hora eles passaram a ser "enviados" (é o que significa a palavra grega "apóstolo").

Neles Jesus a sua própria missão: "Como o Pai me enviou, eu também vos envio" (Jo 20,21).
Seu ministério é, portanto, a continuação de sua própria missão: "Quem vos recebe a mim recebe", diz ele aos "Doze", em Mt 10,40.

Os Bispos são sucessores dos Apóstolos

Nos apóstolos percebemos a missão, o encargo de serem testemunhas escolhidas da Ressurreição do Senhor e os fundamentos da igreja.
Para que a missão confiada aos apóstolos fosse continuada após sua morte (o Evangelho transmitido é para a Igreja, em todos os tempos, a fonte de toda a vida), confiaram a seus cooperadores imediatos, como que por testamento, o múnus de completar e confirmar a obra iniciada por eles, recomendando-lhes que atendessem a todo o rebanho no qual o Espírito Santo os instituíra para apascentar a Igreja de Deus. Constituíram, pois, tais varões e administraram-lhes, depois, a ordenação a fim de que, quando eles morressem outros homens íntegros assumissem seu ministério. (CIC, § 861).

Toda a Igreja é apostólica na medida em que, através dos sucessores de São Pedro e dos apóstolos, permanece em Comunhão de fé e de vida com a sua origem.

A vocação cristã também é por natureza vocação ao apostolado. Denomina-se "apostolado" toda a atividade do Corpo Místico que tende a estender o Reino de Cristo a toda a terra.

A Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica na sua identidade profunda e última, porque é nela que já existe e será consumado no fim dos tempos 'O Reino dos Céus', 'O Reino de Deus", que veio na pessoa de Cristo e cresce misteriosamente no coração dos que lhe são incorporados, até a sua plena manifestação escatológica. Então todos os homens remidos por ele, tornados nele 'Santos e Imaculados na presença de Deus no Amor', serão reunidos como o único Povo de Deus, a Esposa do Cordeiro, a Cidade Santa descida do céu, de junto de Deus, com a Glória de Deus nela, e 'a muralha da cidade tem doze alicerces, sobre os quais estão os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro"  (Ap 21,14) (CIC, § 865).

Para nossa reflexão:

A Igreja é um corpo: 1Cor 12,12-31; Rm 12,4-8;
A Igreja é uma videira: Jo 15,1-6;
A Igreja é o rebanho de Cristo: Jo 10,11-15;
A Igreja é a construção de Deus: Ef 2,19-22; 1Pd 9,5;
A Igreja é a família de Deus: Ef 2,19;
A Igreja é o Povo de Deus: 1Cor 12,27-28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário