A palavra "católico" significa "universal" no sentido de segundo a totalidade ou "segundo a integralidade". Ela é católica porque nela Cristo está presente. Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica.
Nela subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça o que implica que ela recebe dele a plenitude dos meios de salvação que ele quis: confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e ministério integral e ministério ordenado na sucessão apostólica.
Neste sentido fundamental, a Igreja era católica no dia de Pentecostes e o será sempre, até a Parusia.
A Igreja é Católica, porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano. Todos os homens são chamados a pertencer ao novo povo de Deus. Por isso, este Povo permanecendo uno e único, deve estender-se a todo o mundo e por todos os tempos para que se cumpra, o desígnio da vontade de Deus, que no início formou uma natureza humana e finalmente decretou congregar seus filhos que estavam dispersos. Este caráter de universalidade que marca o Povo de Deus é um dom próprio do Senhor, pelo qual a Igreja Católica, de maneira eficaz e perpétua, tende a recapitular toda a humanidade com todos os seus bens sob Cristo Cabeça, na unidade do seu Espírito. (CIC, § 831).
Cada Igreja particular é "Católica". Entende-se por Igreja particular, o que é em primeiro lugar, a diocese, uma comunidade de fiéis cristãos em comunhão na fé e nos sacramentos com seu Bispo ordenado na sucessão apostólica. Essas Igrejas particulares são formadas à imagem da Igreja universal; é nelas e a partir delas que existe a Igreja católica, una e única. As Igrejas particulares são plenamente católicas pela comunhão com uma delas: a Igreja de Roma, "que preside à caridade". Pois com esta Igreja, em razão de sua origem mais excelente, deve necessariamente concordar cada Igreja, isto é, os fiéis de toda parte. Com efeito, desde a descida a nós do Verbo Encarnado, todas as Igrejas cristãs de toda parte consideram e continuam considerando a grande Igreja que está em Roma como única base e fundamento, visto que, segundo as próprias promessas do Salvador, as portas do inferno nunca prevalecerão sobre ela (CIC, § 834).
É para reunir novamente todos os seus filhos que o pecado dispersou e desgarrou que o Pai quis convocar toda a humanidade na Igreja do seu Filho. A Igreja é o lugar em que a humanidade deve reencontrar a sua unidade e a sua salvação. Fora da Igreja não há salvação. Toda salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é seu Corpo. Esta afirmação não visa aqueles que, sem culpa, desconhecem Cristo e sua Igreja.
Na Igreja, os homens entram pelo Batismo, como que por uma porta. Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus e por meio de Jesus Cristo como instituição necessária e apesar disso não quiseram nela entrar ou nela perseverar. (CIC, § 846).
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