O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A IGREJA É SANTA

"A Igreja é, aos olhos da fé, indefectivelmente Santa, pois Cristo, Filho de Deus, que com o Pai e o Espírito Santo é proclamado o 'único Santo', amou a Igreja como sua Esposa.

Por ela se entregou com o fim de santificá-la. Uniu-se a si como seu corpo e cumulou-a com o dom do espírito Santo, para a glória de Deus".
A Igreja é portanto, 'o povo santo de Deus', e seus membros são chamados "santos". (CIC, § 823).

Embora congregue pecadores, ela é "imaculada (feita) de maculados". Nos Santos brilha a santidade da Igreja; em Maria esta já é toda Santa,

"Já na terra a Igreja está ornada de verdadeira santidade, embora imperfeita", nos seus membros, a santidade perfeita ainda é coisa a adquirir.

Todos os membros da igreja, inclusive os seus ministros, devem reconhecer-se pecadores. Em todos eles, o joio do pecado continua ainda mesclado ao trigo do Evangelho até o fim dos tempos. A Igreja reúne, portanto, pecadores presos pela salvação de Cristo, mas ainda em via de santificação.

Os santos e as santas sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da história da Igreja. Com efeito, "a santidade é a fonte secreta e a medida infalível da sua atividade apostólica e do seu elã missionário".

Catequeses com jovens e adultos.

Próximas postagens: A Igreja é Católica; a Igreja é Apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário