O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A IGREJA DE JESUS: UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA

"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16,18).

Esta é a única Igreja de Cristo e que, no Símbolo confessamos una, santa, católica e apostólica. Estes quatro atributos, os quais são inseparáveis entre si, indicam traços essenciais da igreja e da sua missão. A Igreja não os tem de si mesma, mas é o próprio Cristo que, pelo Espírito Santo, dá a sua Igreja o ser Una, Santa, Católica e Apostólica, e é também Ele que a convida a realizar cada uma dessas qualidades. Somente a fé pode reconhecer que a Igreja tem estas propriedades da sua fonte divina.

A Igreja é Una.

A Igreja é Una por sua fonte: "Deste mistério, o modelo supremo e o princípio é a unidade de um só Deus na Trindade de Pessoas, Pai, Filho no Espírito Santo. A Igreja é Una pelo seu Fundador: "Pois o próprio Filho encarnado, Príncipe da Paz, por sua cruz reconciliou todos os homens com Deus, restabelecendo a união de todos em um só Povo, em um só corpo".

A Igreja é Una: tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só Batismo, forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito, em vista de uma única esperança, no fim da qual serão superadas todas as divisões.
Contudo, desde a origem, esta Igreja Una se apresenta com uma grande diversidade, que provém ao mesmo tempo da variedade dos dons de Deus e da multiplicidade das pessoas que os recebem. Na unidade do Povo de Deus se congregam as diversidades dos povos e das culturas. Entre os membros da Igreja existe uma diversidade de dons, de encargos, de condições e de modos de vida. E, na comunhão eclesiástica há, legitimamente Igrejas particulares gozando de tradições próprias. É importante compreendermos que a grande riqueza desta diversidade não se opõe à unidade da Igreja.

Como vínculo da unidade está sobretudo a caridade que é o vínculo da perfeição (cf.Cl 3,14). Mas a unidade da Igreja peregrinante é também assegurada por vínculos visíveis de comunhão os quais são: a profissão de uma única fé recebida dos apóstolos; a celebração comum do culto divino, sobretudo dos sacramentos e a sucessão apostólica, por meio do sacramento da Ordem, que mantém a concórdia fraterna da família de Deus (CIC, § 815).

"A única Igreja de Cristo,... é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou a Pedro para apascentar e confiou a ele e aos demais Apóstolos para propagá-la e regê-la... Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste na Igreja Católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele".

A unidade, "Cristo a concedeu, desde o início, à Sua Igreja, e nós cremos que ela subsiste sem possibilidade de ser perdida na Igreja Católica e esperamos cresça, dia após dia, até a consumação dos séculos".

Cristo dá sempre à Igreja o Dom da Unidade, mas a Igreja deve sempre orar e trabalhar para manter, reforçar e aperfeiçoar a unidade que Cristo quer para ela.

Encontros de Catequese com adultos.

Próximas postagens: A Igreja é Santa; A Igreja é Católica; a Igreja é Apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário