O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

No Novo Testamento: Existência da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo

Mt 3,16-17; Jo 14,26; 2Cor 13,13; Gl 4,6.

O envio do Espírito Santo em Pentecostes, após a glorificação do Filho, revela em plenitude o Mistério da Santíssima Trindade em cumprimento à promessa e fidelidade ao Pai. Neste dia é revelada plenamente a Santíssima Trindade. A partir desse dia, o Reino anunciado por Cristo está aberto aos que creem Nele; na humildade da carne e na fé, eles participam já da comunhão da Santíssima Trindade. Por sua vinda - e ela não cessa -, o Espírito Santo faz o mundo entrar nos "últimos tempos", o tempo da igreja, o Reino já conhecido em herança, mas ainda não consumado". (CIC, § 732).

Existe uma unidade entre as três pessoas, por serem da mesma natureza, uma pessoa não é mais nem menos importante que a outra, pois trata-se de um único Deus. O Pai está todo inteiro no Filho e no Espírito Santo está todo inteiro no Pai e no Filho. Poderíamos aqui buscar elucidar um pouco melhor através do exemplo da água que possui três estados: sólido, líquido e gasoso. Embora em três estados diferentes são a mesma substância, ou seja, não deixa de ser água.

Pela razão natural só provamos a existência de um Deus, criador e perfeitíssimo. Sobre sua natureza íntima somente Ele nos pode revelar, comunicando-se a nós aqui na terra, pela obscuridade da fé, e depois da morte, na luz beatífica do céu (1Cor 13,12).

Este Mistério, só o compreenderemos na luz beatífica de céu, pois "Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido." (1Cor 13,12).

Santo Agostinho, 'Doutor da Graça' foi um grande estudioso do Mistério da Santíssima Trindade. Certa vez, já cansado, foi passear à beira-mar. Sempre pensando: "Como é que três pessoas podem ser um só Deus? De repente viu um menino levando uma concha com água do mar para encher um pequeno buraco. o bispo olhou para o menino e perguntou: "O que está fazendo aí?" o menino respondeu: "eu vou trazer todo o mar para dentro deste buraquinho". Santo Agostinho sorriu e disse: "Ora, menino, esse mar não cabe neste pequeno buraco..." E a criança lhe respondeu: "Pois sim, o grande mar não cabe neste poço. Mas então o grande mistério de Deus não cabe também na vossa pequena cabeça". A partir daí, Santo Agostinho entendeu que ninguém pode compreender o grande mistério de um só Deus em Três pessoas. Devemos crer, sem compreender totalmente.

A IGREJA DESDE O PRINCÍPIO DEFINIU

"Acreditamos num só Deus, Pai Todo-Poderoso. E num só Senhor Jesus Cristo, Filgo Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos. Luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas.
E no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, que procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho á adorado e glorificado. Ele que falou pelos Profetas" (Credo do Primeiro Concílio de Constantinopla - ano 381).

"Eis a fé católica: veneramos o Deus Uno na Trindade e a Trindade na Unidade, sem confusão de Pessoas e sem divisão da substância" (Símbolo de Atanásio - do IV ao VI século).

"Há apenas um Deus e Pai que tudo criou, e um Senhor Jesus Cristo, pelo qual tudo foi criado, e um Espírito Santo, no qual tudo foi criado" (II Concílio Ecumênico de Constantinopla - ano 553).

"Estas Pessoas são um só Deus, não três deuses. Pois estas três Pessoas ´possuem uma essência, uma substância, uma natureza, uma divindade, uma imensidade, uma eternidade, e tudo e UM, com exceção de que, quanto às relações, se opõem entre si" (Concílio Ecumênico de Florença - ano 1442).

Para Reflexão:
Por que Deus é Uno e Trino?
Dê dois exemplos de passagens bíblicas que falam da Santíssima Trindade.
O que significa consubstancial e qual a relação desta palavra com o Mistério da Santíssima Trindade.
Em (Pentecostes) se dá plenamente a revelação da Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário