O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DEUS PAI CRIADOR

"No princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gn 1,1)

São com essas palavras que se inicia a Sagrada Escritura. Este no princípio significa que não havia nenhum ser sobre a terra, nem homem nem mulher, não existia planta, animal ou pedra. Não havia sequer um raio de sol para anunciar o dia, ou uma estrela para brilhar na noite, porque não existia o dia nem a noite.
Não havia altura nem profundidade, nem direita nem esquerda. No princípio existia Deus. Foi Ele que pôs um começo a tudo que existe, que está expresso na fórmula céu e terra". É importante ter consciência que, embora a obra da criação seja particularmente atribuída a Deus Pai, é igualmente verdade de fé que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o único e indivisível princípio da Criação. (CIC § 316).

Deus criou o mundo do nada. O homem necessita de tempo e esforço para construir um edifício ou fabricar um objeto, além, é claro, de um material preexistente. Dizemos que Deus criou o mundo, e não que Deus fabricou o mundo. Criar quer dizer fazer que exista algo que antes não existia, tirando-o a partir do nada. O homem não pode criar, mas sim modificar e transformar, como por exemplo: o curso de um rio, fabricar um tecido usando para isto a matéria prima do algodão ou fibras sintéticas, montar um carro usando peças previamente fabricadas etc. "Cremos que Deus não precisa de nada preexistente nem de nenhuma ajuda para criar. A criação também não é uma emanação necessária da substância divina."

O mundo foi criado para a glória de Deus. Ele criou todas as coisas para manifestá-la e comunicá-la, pois Deus não tem outra razão para criar, a não ser por sua bondade e por seu amor. O mundo não é produto do acaso, de um destino cego ou de uma necessidade qualquer  "... O mundo procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participarem de seu ser, de sua sabedoria e de sua bondade: 'Pois tu criaste todas as coisas; por sua vontade é que elas existiram e foram criadas'. (Ap 4,11)". (CIC,§295).

A criação é o fundamento de "todos os desígnios salvíficos de Deus", "o começo da história da salvação" que culmina em Cristo.
Na criação do mundo e dos homens, deus colocou o primeiro e universal testemunho do seu amor Todo-Poderoso e da sua Sabedoria, o primeiro anúncio do seu "desígnio benevolente", o qual encontra sua meta na nova criação em Cristo.

Dentro da obra da criação, o homem ocupa um lugar único, pois "Deus criou o homem à sua imagem, criou o homem e a mulher" (Gn 1,27). Estes são criados por Deus, ou seja, são queridos por Ele, tanto no que se refere a sua perfeita igualdade como pessoas, quanto em seu ser respectivo de homem e de mulher. São criados em idêntica dignidade, "à imagem de Deus". Entretanto, não podemos nos deixar confundir achando que Deus é à imagem do homem. Deus não é nem homem nem mulher. Deus é puro Espírito, não havendo nele lugar para a diferença entre os sexos. As "perfeições do homem e da mulher são reflexo da infinita perfeição de Deus, que são as de uma mãe, as de um pai e de um esposo. (CIC, §370).

Deus, que criou o universo, o mantém na existência pelo seu Verbo, "este Filho que sustenta o universo com o poder de sua palavra" e pelo seu Espírito Criador que dá a vida.

A Divina Providência são as disposições pelas quais Deus conduz com sabedoria e amor todas as criaturas até seu fim último. Cristo convida-nos à entrega filial, à Providência de nosso Pai Celeste.

A Providência Divina age também através da ação das criaturas. Aos seres humanos Deus concede cooperar livremente para os seus desígnios.

OBS: Próxima Postagem, (Alguns aspectos do significado do homem ser criado à imagem e semelhança de Deus.

2 comentários:

  1. Muito boa as postagem eu so acho difícil de encontrar a continuação... Porque coloca assim OBS: Próxima Postagem, (Alguns aspectos do significado do homem ser criado à imagem e semelhança de Deus.)
    e mesmo proucurando do jeito que posta não acho.

    ResponderExcluir
  2. Olá, você poderá encontrar seguindo a sequência da data da postagem. Por ex: esta é de 17/01/2013, estará nesta mesma data ou posterior a esta data na lista de meses que tem na rolagem ao lado da página. Também abaixo consta: postagem mais recente e mais antiga. Espero tê-lo(a) ajudado. Fica com Jesus e Maria.

    ResponderExcluir