O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ASPECTOS DO SIGNIFICADO DO HOMEM SER CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.

A dignidade da pessoa humana - por ter sido criado à imagem de Deus, o ser humano tem dignidade de PESSOA. O homem é a única criatura da terra à qual Deus amou por si mesma. Só ele está chamado a participar, pelo conhecimento e pelo amor, na vida de Deus. Para este fim foi criado e esta é a razão fundamental de sua dignidade;

O homem é um ser inteligente - Os animais não pensam, mas o homem pode pensar e expressar seu pensamento com palavras. Sabe calcular, contar, medir, fabricar motores, descobrir a eletricidade... Enfim, distingue-se dos demais seres por sua razão ou inteligência, que é um reflexo da inteligência de Deus. Os animais louvam a Deus sem o saber; o homem o faz sabendo;

O homem é um ser livre - Os animais se governam por instintos e não podem agir de outra maneira; as plantas regem-se por leis às quais obedecem cegamente. O homem pode escolher, pode fazer uma coisa ou outra, pode fazer o bem e o mal, pode cumprir ou não as leis que o Senhor lhe deu. Deus lhe concedeu a faculdade de escolher livremente. Deus quis o homem livre;

O homem é rei e senhor do universo - Deus entregou o mundo ao homem para que o submetesse e transformasse (Gn 1,26-38). O homem pode domesticar os animais selvagens, desviar os rios, fazer saltar as pedras, cortar as árvores etc. Deus o quis assim. Sendo Deus o Dono e Senhor de tudo, porque tudo criou e tudo lhe pertence, colocou tudo nas mãos do homem, para que este seja o senhor e domine a terra. Nisto também se parece o homem com Deus, que lhes fez participar do dom de poder dominar sobre os animais, as plantas... Enfim, todo o universo;

O homem é imagem de Deus, sobretudo, pela graça - Entre todos os benefícios que Deus deu ao homem, o que se assemelha mais a Deus é a graça santificante, que se recebe no momento do batismo. A graça nos faz participantes da natureza divina, elevando-nos à dignidade de filhos de Deus.

Deus criou o mundo ordenado e tudo aquilo que Ele criou é muito bom (Gn 1,31). Logo, naturalmente, o homem não poderia se perder nem pecar. Sendo assim, por que existe o sofrimento? Por que existe o mal? Por que existe a morte e as guerras? A resposta para estes questionamentos é uma só: o pecado, que tem sua raiz na culpa original.

Após terminar a obra da criação, Deus submeteu a natureza ao homem (Gn 1,26-30), contudo, proibiu-o de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2,17). Esta proibição simbolicamente significa o limite intransponível que o homem deve livremente se recolher como criatura e respeitar com confiança em Deus que sabe o que é bom para nós. O homem depende do Criador, está submetido às leis da Criação e também às normas morais que regem o uso da liberdade. Ao ser tentado pelo diabo, o homem deixa morrer em seu coração a confiança em seu Criador, abusando da sua liberdade através da desobediência, que constitui o primeiro pecado do homem. A partir daí, todo pecado passa a ser uma desobediência a Deus, bem como uma falta de confiança em sua bondade.

Deus é infinitamente bom e todas as suas obras são boas. Todavia, ninguém escapa à experiência do sofrimento, dos males existentes na natureza - que aparecem como ligados às limitações próprias das criaturas,  sobretudo à questão do mal moral.

O pecado está presente na história do Homem: seria inútil tentar ignorá-lo ou dar a esta realidade obscura outros nomes.

A permissão divina do mal físico e do mal moral é um mistério que Deus ilumina pelo Seu Filho, Jesus Cristo, morto e ressuscitado para vencer o mal. A fé nos dá a certeza de que Deus não permitiria o mal se o próprio mal não tivesse o bem, por caminhos que só conheceremos plenamente na vida eterna.

Para tentarmos compreender o que é pecado, é preciso antes de tudo reconhecer a ligação profunda do homem com Deus, pois fora desta relação o mal do pecado não é desmascarado na sua verdadeira identidade de recusa e de oposição face a Deus, embora continue a pesar sobre a vida do homem e sobre a história.

OBS: Esta postagem deve ser estudada junto com a catequese com o título "Deus Pai Criador". (postagem anterior).

Segue: Consequências do pecado original e quedado homem (próxima postagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário