O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Mistério da Santíssima Trindade - Deus Uno e Trino

 9ª Catequese com Adultos

"Não credes que estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, é que realiza as suas próprias obras" (Jo 14,10).

Este é o Mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina (CIC, §234).
É o mistério pelo qual professamos a fé em um só Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, a fé de todos os cristãos consiste na Trindade, e estes ao serem batizados são chamados a compartilhar da vida da Trindade, expressa sobretudo na doutrina e na fé da Igreja, que desde o princípio professava: "Creio em um só Deus, Pai todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis... (Credo Niceno-Constantinopolitano).

No Antigo Testamento não se encontra claramente este ensino, provavelmente porque os judeus viviam num mundo cercado pelo politeísmo (crença em vários deuses), daí o perigo de se considerar esta revelação como se fossem três deuses diferentes e não apenas um único Deus. Contudo, apesar disso, pode-se perceber a Santíssima Trindade no Antigo Testamento de forma "velada", como por exemplo, no uso do plural para se referir a Deus: "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança" (Gn 1,26). Logo, desde a criação já se afirma a indivisibilidade da Trindade. E ao longo do AT encontramos passagens que nos revelam, desde o princípio, a existência da trindade, como por exemplo: Gn 1,1; 3,22; 11,7; Jz 14,6. É de São Gregório Nazianzeno a seguinte frase: "Não teria sido prudente proclamar abertamente a divindade do Filho antes que fosse reconhecida a divindade do Pai, ou impor a função do Espírito Santo - se é lícito expressar-mo-nos numa forma tão ousada - quando ainda a divindade do Filho ainda não era reconhecida".

A Encarnação do Verbo (Jesus Cristo) é também uma revelação da Trindade, pois "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus" (Jo 1,1).

No curso de sua vida, Jesus nos deu a conhecer abertamente a doutrina da Trindade pelo seu testemunho e palavra quando:

Revelou Deus como pai: Mt 6,9;
No uso do plural para se referir a Deus: Gn 1,26; Gn 3,22; Gn 11,7;
Apresentou-se como Filho igual ao pai: Mt 11,27; Jo 10,30;
Ordena aos seus apóstolos a batizarem em nome da Trindade: Mt 28,19;
No uso das palavras para descrever a forma de uma pessoa agir. Destacam-se principalmente três palavras: Sabedoria, Palavra e Espírito de Deus. São como preparação antecipada da revelação do Verbo (Jesus Cristo) e do Espírito Santo.

Sabedoria: AT - Eclo 24,1-5; Sb 7,25; Bar 3,38. No Novo Testamento, esta sabedoria é interpretada como sendo o próprio Jesus Cristo - 1Cor 1,23-24; Hb 1,3.

Palavra: Estamos diante do conceito bíblico visto por excelência como apresentação da Segunda pessoa da Trindade. Essa associação entre Palavra e Jesus Cristo é evidente nos escritos de São João. Em Jo 1,1 somos levados a retornar a Gn 1,1. A revelação de São João nos faz entender que a Palavra pela qual Deus criou tudo é o próprio Jesus Cristo, o Verbo Encarnado.

Espírito Santo: Uma leitura cristã do Antigo Testamento nos faz reconhecer também a terceira pessoa da Trindade presente desde o início da criação - Gn 1,2.

Entre as outras inúmeras passagens destacamos três pela força como transmitem a realidade do Espírito. Aprendemos que o Espírito Santo:

É visto como o princípio ativo capaz de produzir vida: Gn 2,7;
Força que capacita o homem para realizar grandes obras: Jz 14,6;
Promessa de poder espiritual para todos os homens: Ez 11,19.

Próxima postagem:
No NT existem outras provas da existência da Trindade...


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