O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

4º, 5º e 6º Artigos do Credo - Crucifixão, Morte, Ressurreição e Ascenção de Jesus

4º Artigo Credo: Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado.

Jesus Cristo padeceu, foi crucificado, morto e sepultado para nos salvar. Jesus Cristo padeceu tristeza, dores e suplício da cruz. Ele morreu pregado na cruz e, através de seu sacrifício, reconduziu o homem à comunhão com Deus, reconciliou-nos com Ele pelo "sangue derramado por muitos para remissão dos pecados" (Mt 26,28). Santa Rosa de Lima nos ensina que fora da Cruz não existe outra escada por onde subir ao céu.

Jesus Cristo morreu na Sexta-feira Santa às três horas da tarde e o estado de Cristo morto é o mistério do sepulcro e da descida à mansão dos mortos. "É o mistério do Sábado Santo, em que Cristo depositado no túmulo manifesta o grande descanso sabático de Deus depois da realização da salvação dos homens, que confere paz ao universo inteiro". (CIC §624).

Jesus Cristo padeceu e morreu enquanto homem, porque enquanto Deus não podia padecer nem morrer. O Mistério da Paixão e Morte de Jesus Cristo chama-se REDENÇÃO. Depois da morte de Jesus Cristo, seu corpo foi sepultado.

5º Artigo do Credo: Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia.

Desceu à mansão dos mortos quer dizer que, depois da morte de Jesus Cristo, sua alma desceu a "morada dos mortos". O limbo ao qual desceu Jesus Cristo, quer dizer o lugar onde estavam todas as almas, tanto dos justos quanto dos injustos.

Jesus conheceu a morte como todos os seres humanos e com sua alma esteve com eles. Entretanto, foi para lá como Salvador, proclamando a boa notícia aos espíritos que ali estavam aprisionados. Os que lá se encontravam estavam privados da visão de Deus e apesar de todas as almas estarem no mesmo lugar, não significa dizer que teriam o mesmo destino; aos justos erra destinada a redenção. "Jesus não desceu aos infernos para ali libertar os condenados nem para destruir o inferno da condenação, mas para libertar os justos que o haviam precedido". (CIC §633).

Jesus Cristo ressuscitou depois de estar morto três dias incompletos, a saber: parte da sexta-feira, todo o sábado e parte do domingo.

A ressurreição de Jesus não é simplesmente um retornar a vida terrestre, como foi com Lázaro (cf. Jo 11,11-45). A ressurreição de Cristo é essencialmente diferente, em seu corpo ressuscitado, com propriedade de um corpo glorioso, não está mais situado no espaço e no tempo, pois sua humanidade não está mais presa à terra, mas pertence única e exclusivamente ao domínio divino do Pai.

A Ressurreição de Jesus é a verdade culminante de nossa fé em Cristo, pregada juntamente com a cruz, como parte essencial do Mistério Pascal. Jesus Cristo ressuscitou na madrugada do dia da Páscoa. Páscoa quer dizer: passagem da morte para a vida que não acaba mais.

6º Artigo do Credo: Subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso.

O corpo de Jesus foi glorioso desde que ressuscitou. Depois de sua ressurreição, Jesus Cristo esteve na terra quarenta dias, para confirmar seus discípulos na fé, instruindo-os sobre o Reino, estando sua glória velada sobre os traços de uma humanidade comum.

A sua última aparição se deu pela entrada irreversível de sua humanidade na glória divina simbolizada pela nuvem e pelo céu (At 1,9; Lc 24,51). A este "Mistério" damos o nome de ASCENÇÃO, pois Jesus subiu aos céus por si mesmo, pelo seu próprio poder, depois dos quarenta dias.

Jesus está sentado à direita do Pai (cf. Mc 16,19). "Por direita do Pai entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos como Deus e consubstancial ao Pai se sentou corporalmente depois de encarnar-se e de sua carne ser glorificada" (CIC §663). Jesus Cristo no céu tem lugar de honra, como Deus, sobre todas as criaturas. Com isso, inaugura-se o Reino do Messias.

OBS: Na próxima postagem os 7º e 8º Artigos do Credo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário