O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

7º e 8º Artigos do CREDO

7º Artigo do Credo: Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

No fim do mundo, Jesus Cristo descerá visivelmente à terra, para julgar homens de todos os tempos. Neste dia, será revelada a conduta de cada um, e os segredos dos corações, pois "não há nada oculto que não venha descobrir-se, e nada de escondido que não venha ser conhecido" (Lc 12,2). Este julgamento chama-se Juízo Universal ou Final, que será no fim do mundo, e que ninguém sabe quando será. O Senhor manisfestará a todas as criaturas o bem e o mal que fizeram e dará prêmio celeste aos bons e o castigo aos maus.

No dia do juízo final, todos ressuscitarão, ou seja, a alma se unirá novamente ao corpo e irá para o seu destino que será o céu ou inferno. Aqueles que forem para o céu terão um corpo glorioso como o de Jesus após a Sua Ressurreição, conforme afirmação de São Paulo: "Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo, tornando-se semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura (Ef 3,20-21) e os que orem para o inferno padecerão eternamente com alma e corpo.

Antes do juízo Universal há o juízo particular de cada um, logo depois da morte. Depois deste, o juízo Particular, a alma irá para o Céu, ou para o inferno, ou para o Purgatório.

A alma que vai para o céu, logo depois do juízo particular, é a alma que está livre de todo o pecado e não há pena alguma que descontar.

A alma que vai para o inferno, logo depois do juízo particular, é a alma que está em pecado mortal.

A alma que vai para o purgatório, logo depois do juízo particular, é a alma que tem ainda algum pecado venial ou alguma pena que descontar.

Purgatório é o lugar onde as almas dos justos se purificam, satisfazem com penas temporais o que ficaram devendo por seus pecados. Podemos diminuir o tempo de nossa alma no purgatório com jejum, penitência e oração. Podemos abreviar a duração das penas das almas de nossos irmãos no purgatório com orações, boas obras, indulgências e principalmente com o santo sacrifício da Missa.

8º Artigo do Credo: Creio no Espírito Santo.

Crer no espírito Santo é professar a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que procede do Pai e do Filho, e é adorado e glorificado com o Pai e o Filho. O Espírito foi "enviado aos nossos corações". (Gl 4,6). A ele se atribui especialmente a santificação das almas. "Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor a não ser no Espírito Santo." (1Cor 12,3).

O Espírito Santo sempre esteve presente em toda a história."Ao Espírito Santo cabe, reinar, santificar e animar a criação, pois é Deus consubstancial ao Pai e ao Filho... A Ele cabe o poder sobre a vida, pois sendo Deus, ele conserva a criação no Pai pelo Filho" (CIC § 703). Ele é o Consolador, o Santificador, é Ele que nos santifica e nos dá a graça para cada vez mais estarmos próximos de Jesus.

Costuma-se figurar o Espírito Santo em forma de pomba, porque foi assim que o Espírito Santo se mostrou no Batismo de Jesus Cristo. O Espírito Santo mostrou-se outras vezes de modo visível aos homens principalmente no dia de Pentecostes, em línguas de fogo descendo sobre Nossa Senhora e os apóstolos. O efeito que o Espírito Santo produziu nos apóstolos foi enchê-los de luz, de força e de todos os seus dons, para anunciarem o Evangelho e propagarem a Igreja de Jesus Cristo.

OBS: Próxima postagem: 9º e 10º Artigos do CREDO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário