A Iniciação na vida cristã compete à comunidade eclesial. A comunidade eclesial se concretiza na diocese e suas paróquias, suas comunidades, CEB's, grupos, associações, movimentos, suas famílias e comunidades de consagradas e consagrados. A missão da Igreja Particular é fazer presente o Reino de Deus; ela realiza sua missão mediante as diversas tarefas eclesiais em uma pastoral orgância e integradora; a comunidade eclesial é o espaço privilegiado para a Iniciação Cristã; portanto a comunidade é fonte, lugar e meta da educação da fé.
Na comunidade eclesial acontece o processo catequético de Iniciação Cristã de adultos, jovens, adolescentes e crianças em idade própria. Esta preparação tem como meta a incorporação dessas pessoas como membros ativos do Corpo de Cristo, que é a igreja. Esse processo de introdução na vida cristã se faz através de quatro dimensões:
- a formação do grupo comunitário em nome do Senhor e da Igreja (dimensão comunitária);
- o ensino em clima de fé (dimensão profética);
- a celebração do Mistério (dimensão litúrgica);
- a vivência autêntica do evangelho (dimensão social).
Este processo culmina na celebração dos sacramentos de iniciação: Batismo, Confirmação e Eucaristia, que se realizam, quando possível na Vigília Pascal.
A comunidade eclesial é o espaço para integrar a fé e a vida; é o lugar onde procuramos vivenciar e aprofundar a Palavra de Deus, a celebração eucarística e a prática da solidariedade do amor oblativo. A comunidade é onde excperimentamos o verdadeiro processo de educação da fé e da experiência eclesial; portanto, seu papel básico é providenciar espaços e meios necessários para oferecer uma formação para cristãos conscientes, responsáveis comunitários, proféticos, missionários, pessoas comprometidas na construção do Reino através de um testemunho transformador da realidade. Neste testemunho transformador, é importante saber acolher a pluralidade, vivida à luz do Espírito, fator de enriquecimento da vida eclesial.
A catequese é um processo onde uma comunidade ajuda as pessoas a ler sua própria vida e a discernir sua vocação e o caminho que o Espírito lhes indica. este caminho na força do Espírito é sempre novo (cf.Ap 21,5) e essa novidade se manifesta na vida eucarística, de justiça, de fraternidade, de alegria no pãp compartilhado e numa ação a favor de uma vida digna para todos.
Acima - A Iniciação Cristã se realiza na comunidade paroquial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário