O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Iniciação Cristã se realiza na comunidade paroquial


Para muitos cristãos católicos, a comunidade paroquial é a unica forma de conhecer e de viver a Igreja.
A vida cristã se inicia e se alimenta na comunidade paroquial e se frutifica pela pregação da palavra, pela celebração dos Sacramentos e pela vida de Caridade que se manifesta em uma multidão de dons e de serviços.
Hoje a tarefa da Iniciação cristã se apresenta à comunidade paroquial a partir de uma tríplice vertente:
a) Iniciar os adultos batizados e não suficientemente evangelizados que são a maioria. Para isso, a ciomunidade paroquial precisa potencializar a catequese de adultos como modelo de toda a catequese, visto que neles reside a responsabilidade de transmitir a fé pela pregação da Palavra e do testemunho, dar vida à própria Igreja e se comprometer na transformação da sociedade em nome da Igreja.
Os lugares da Iniciação Cristã de adultos batizados mas não evangelizados podem ser: a pequena comunidade, os grupos, e os movimentos; a paróquia é uma rede de comunidades, de grupos e de movimentos. Alguns grupos e movimentos pregam o querigma, mas depois não desenvolvem a fé inicial através da catequese, da inserção na comunidade eclesial e no compromisso missionário. Outros grupos paroquiais catequizam sem terem anunciado o querigma. É, portanto, tarefa da paróquia coordenar as comunidades, os grupos e os movimentos para que possam cumprir as exigências da Iniciação Cristã.

b) Educar na fé as crianças batizadas mediante um mprocesso que acompanhe seu crescimento até completaar sua Iniciação Cristã; nesta, os pais de família e os padrinhos desempenham um papel central.
No mundo atual muitas famílias estão incompletas, divididas ou não têm a capacidade de educar porque não foram suficientemente evangelizadas. Neste caso, a acomunidade paroquial, através de catequistas bem formados e de processos bem delineados, pode ajudar a superar essa deficiência. Também se deve recorrer aos avós, tios, padrinhos e outros responsáveis que fazem o papel de pais.

c) Iniciar os não batizados que tendo escutado o querigma desejam abraçar a fé, é hoje um imperativo para a Igreja. Nesse sentido, a comunidade paroquial precisa oraganizar uma ação missionária para os não batizados, organizando um catecumenato inspirado no RICA.
A finalidade da renovação paroquial é formar cristãos capazes de viver, celebrar e anunciar a fé como presença do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário