O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

ÍNTIMA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE ECLESIAL E INICIAÇÃO CRISTÃ

1- Iniciação a Vida Comunitária.
A dinâmica do processo evangelizador começa com o despertar e suscitar da conversão e da adesão na fé a Cristo; continua com o momento de estruturação e fundamentação da conversão - conduzindo-a, mas sem concluir - e vai até a inserção plena do evangelizado na comunidade de discípulos, como discípulo e missionário. Por isso, é necessário levar em consideração que existem ações que precedem à Iniciação Cristã e ações que são consequência dela. A Iniciação Cristã é, dessa forma, o elo necessário entre essas ações.
Não é possível entender a Iniciação Cristã sem uma comunidade missionária que a origine, a realize e a leve à plenitude; a vida cristã do discípulo é um dom destinado a crescer. O momento pastoral comunitário de educação permanente na fé se orienta a alimentar de modo contínuo o dom da comunhão e da missão.
É claro que, para sair desta encruzilhada na qual a catequese se encontra em nosso continente [ela está focada no sacramental e no doutrinal, está pouco atenta a educar para a conversão - supondo-a necessariamente - e, por isso mesmo pouco missionária, e igualmente conduzindo pouco a vínculos comunitários e ao sentido da missão na Igreja e no mundo], esta catequese precisa assumir a dinamicidade e circularidade do processo evangelizador como princípio de renovação e mudança. Se o ponto de partida é uma ação missionária prévia, esta por sua vez, vai produzir comunidades mais vivas e dinâmicas, mas, para isso, é necessário que comunidades maduras se lancem à missão e realizem adequadamente a tarefa de iniciação. Uma comunidade que faz da iniciação uma opção prioritária precisará despertar seu caráter missionário e renovar sua vida comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário