O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PRIMAZIA DA PALAVRA DE DEUS


A Palavra de Deus tm uma primazia insubstituívl na vida da Igreja do discipulado cristão; é fonte primordia de sua identidade. No contato assíduo e permanente com ela o discípulo confronta sua vida e vai se descobrindo como filho de Deus, irmão dos outros e Senhor do universo. (Puebla 322). É o que nos diz a própria Sagrada Escritura: A tua Palavra é luz para os meus pés, luz para meu caminho. (Sl.119,105) .

A Palavra de Deus, que se fez carne em Jesus de Nazaré (cf. Jo1,14), expressa-se normativamnte na Sagrada Escritura, é vivenciada e transmitida na Tradição; faz-se presente, é compartilhada e celebrada em comunidades de discípulos. A proximidade e reacionamento com a Palavra de Deus provocam no crente as mesmas atitudes e sentimentos de Cristo Jesus (Fl 2,5): escuta, disponibilidade, compaixão, humildade. Ela o torna autêntico discípulo (Mt 10,1).

A Palavra de Deus é critério supremo do encontro existencial com a pessoa de Jesus Cristo vivo, cujo Mistério Pascal interpela a vida do discípulo em seu ser, em sua relação, em seu agir e em seu desempenho nos diversos âmbitos da vida.

A Palavra inspirada convida a viver uma atitude contemplativa na história, nos sinais da presença de Jesus (Jo 5,39), nos sacramentos e na vida das pessoas, especialmente nos pobres (Mt 25,31-46). Ela se faz presente na dimensão celebrativa que o discípulo realiza em comunidade (Dei Verbum) e o conduz a uma compromisso transformador e de presença no mundo.

Isto nos leva a assumir a Palavra como critério de leitura e de interpretação da reaidade onde os conflitos, as contradições, a problemática, os desejos e os desafios exigem do discípulo uma atitude de sabedoria para descobrir o projeto de Deus na realidade que nega este desígnio de muitas formas. Para o discípulo, olhar a realidade à luz da Palavra é um imperativo que brota do seguimento de Jesus.

A Igreja anuncia a Palavra de Deus esta se converte em resposta de fé para quem a acohe. Por isso, a Palavra de Deus estimula o discípulo não só a ser ele mesmo, mas a formar homens e mulheres novos, conforme a Jesus Cristo. (Fl 3,10), obedientes ao Espírito, testemunhas e construtores de uma nova sociedade justa e solidária. A leitura orante da bíblia tem ajudado as pessoas a entrar em comunhão com Deus, a ler a história e a realidade do povo à luz da fé e a organizar comunidades fé e de compromisso de trasnformação evangélica da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário