O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O QUERIGMA É UM ELEMENTO ESSENCIAL



O querigma é essencial no ser e na tarefa da Igreja: nada do que ela faz pode desviar do anúncio sempre novo de Jesus Cristo morto e ressuscitado (cf.1Cor 15,1-11).

A preocupação amplamente expressa pelos diferentes agentes de pastoral de reviver esta dimensão querigmática do ser e da tarefa da Igreja, manifesta claramente que, em nossa catequese, a ausência do querigma é um vazio de graves consequências que se manifestam na presença de uma grande massa de batizados não convertidos.

Este vazio do querigma motivou, em várias Igrejas, iniciativas fundamentais e sérios esforços para preenchê-lo. Há itinerários catequéticos sólidos e graduais que garantem uma progressiva valorização do batismo, tanto naqueles que não o receberam quando crianças, como naqueles que, depois de muito tempo de terem abandonado a Igreja redescobrem, pela graça de Deus, o valor de sua fé.

Alé, disso, ainda que pastoralmente estejamos conscientes do paulatino crescimento do neopaganismo com o conseqüente afastamento dos crentes, contudo existe a serena intuição de se orientar para comunidades cristãs numericamente menores, porém mais autênticas. O que importa não é tanto a quantidade de batizados, mas a qualidade dos cristãos; no entanto, a Igreja não pode se descuidar dos afastados. "os batizados nao evangelizados são os principais destinatários da Nova Evangelização".

É imperativo para todos os agentes de pastoral uma formação específica de tal maneira que o querigma não seja um enigma, cujo significado muitos desconhecem, nem saibam como transmiti-lo. Eles precisam de uma formação pedagógica séria e exigente que os ajude a transmitir o anúncio de Cristo com uma linguagem significativa e com uma nova expressão, de modo que o essencial do Querigma chegue com a mesma força salvadora ao coração do homem de hoje.

O querigma não pe somente uma etapa, mas o fio condutor de um processo que culmina na maturidade do discípulo de Cristo (cf. Ef 4,13); sem ele, outras etapas da evanglização estariam condenadas à esterilidade, sem corações verdadeiramente convertidos ao Senhor.

É necessário que as Igrejas locais adotem a ação missionária, o primeiro anúncio e o querigma como linha programética de seus planos pastorais visando a uma autêntica renovação de toda a pastoral, especialmente da catequese, porque "a renovação catequética deve se cimentar sobre esta evangelização missionária prévea" (DGC 62). Igualmente, elas precisam se preocupar em garantir que essa linha programática apareça nos subsídios para a catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário