O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A INICIAÇÃO CRISTÃ




A Iniciação Cristã e os discípulo


A Iniciação Cristã é, acima de tudo, obra de Deus; Ele é quem toma a iniciativa de chamar gratuitamente à salvação; o Ritual de Iniciação cristã de Adultos e o Catecismo da Igreja Católica apresentam a Iniciação Cristã como participação na natureza divina (cf. 2Pd 1,4). Na pedagogia catequética entendemos por Iniciação Cristã o processo prolongado no tempo, no qual o convertido recebe a instrução evangélica e se exercita para adequar sua vida ao estilo do Evangelho em fidelidade à iniciativa divina. Neste processo ele se introduz na vida nova do Senhor Ressuscitado pelo batismo, pela confirmação e pela eucaristia na comunidade eclesial e também no mundo.

Hoje, uma catequese de Iniciação Cristã necessita aprofundar os gestos e os passos do caminho de Jesus (cf.Jo 14,6). Ele viveu em obediência à vontade do Pai (cf.Hb 10,7-10; Jo 4,34), em uma opção radical e absoluta chamada Reino de Deus. Portanto, em nossos processos catequéticos, necessitamos recuperar a centralidade do Jesus histórico, o Deus encarnado que se fez pobre e sofredor por amor a nós, dedicado totalmente a construir o Reino de Deus.

Para iniciar o itinerário da formação do discípulo, muitas vezes se faz necessário um novo anúncio. Este permitirá que o batizado experimente Jesus vivo como Senhor e Salvador de toda a vida e doador do Espirito Santo e aprofunde, mediante a catequese e os sacramentos de iniciação, o crescimento na fé que coloca o crente em comunhão com Cristo e o introduz à comunidade eclesial. Sem este processo, cai-se na simples transmissão de uma sã e ortodoxa doutrina, mas que não penetra verdadeiramente no coração do crente.

Isto expõe a necessidade de uma formação integral e processual do discípulo: que responda ao tempo que se vive a partir de uma expressão de fé adulta e comprometida; que redescubra o sentido festivo da liturgia com oportunas celebrações da Palavra na utilização adaptada dos ritos do catecumenato; que integre a pessoa progressivamente na comunidade da Igreja como lugar de acolhida, de crescimento e de amadurecimento da vida cristã a serviço da evanglização e da transformação do mundo.

Além de ser bom, a Iniciação Cristã é também resposta, acolhida e conversão. É uma resposta educada e acompanhada na comunidade, por meio da catequese.

Um comentário:

  1. Oi, Verinha

    Sou catequista tbm. Estamos tentando implantar a iniciação cristã em nossa paróquia. Ainda temos muitas dúvidas. será que podemos "trocar figurinhas"? Somos poucos catequistas e tivemos mudança de pároco. Graças a Deus, Ele nos enviou um anjo, o Pe Rafael. Se puder nos ajudar... ficaremos felizes.
    Bjos
    Fique com Deus e que N.Sra. nos abençõe nesta nova caminhada.
    Marcia
    marcia.dinis@superig.com.br

    ResponderExcluir