O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O PROCESSO DA INICIAÇÃO CRISTÃ


A Iniciação Cristã tem no catecumenato antigo um princípio de inspiração e um modelo ainda vigente, sobretudo por seu caráter processual e integrador. Na pastoral atual, temos numerosas ações que são valiosas em si mesmas, mas não onseguem se articular em um processo claro que desemboque em uma profunda adesão ao Senhor por meio da conversão, nem possuem uma autêntica inserção na comunidade cristã. São muitos os cristãos que não são membros vivos da igreja, nem são autênticos discípulos do Senhor. Por isso, é necessário optar mais decididamente pela criação de processos de iniciação para formar discípulos; algo não suficientemente exercitado em nossa pastoral.

Desde o Concílio Vaticano II, o Magistério atual tem nos convidado reiteradas vezes a retomarmos a inspiração catecumenal, adaptando este processo às diferentes idades, ambientes, realidades sócio-religiosas e culturais para responder aos desafios de um novo discipulado hoje.

Os diferentes processos adaptados devem ter em comum certas etapas do processo evangelizador que levam as pessoas a uma crescente adesão ao Senhor Jesus na Igreja. Segundo o Diretório Geral da Catequese 47-48, essas etapas são: Testemunho - Querigma - catequese - Vida Comunitária - Sacramentos - Missão, que costumam ser articulados em etapas: etapa de ação missionária, etapa de ação catecumenal, etapa de ação pastoral e de presença no mundo.

É possível dizer três coisas desse processo:

- São etapas que devem se cumprir nessa ordem para que haja lógica no amadurecimento da fé que a Igreja promove com seus filhos.

- Estas etapas não aontecem necessariamente de um modo linear, nem são circunstâncias em um tempo preciso; caracterizam-se melhor por serem dinâmicas, processuais e circulares. como são muitos os batizados não convertidos, uma catequese missionária prévia é necessária.

- Essas etapas permitem a criatividade de numerosos métodos para que sejam realizadas.

( Veja na nova postagem os critérios para a catequese de Iniciação Cristã )

Nenhum comentário:

Postar um comentário