O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Um caminho para a catequese

Depois do Concílio Vaticano II, como estamos?
O Concílio Vaticano II aconteceu de 1962 a 1965 e trouxe grandes mudanças para a Igreja. Você pode perguntar a pessoas de mais idade como eram as coisas na catequese antes desse tempo. O Concílio marcou uma abeertura grande da Igreja para o mundo moderno, para o diálogo, para uma participação maior de todos.
Depois dos textos do Concílio, vieram muitos outros, desdobrando as idéias que lá estavam e refletindo sobre as exigências da fidelidade ao evangelho na realidade de cada época e lugar.
Aqui entre nós, no campo da catequese, o documento que teve maior impacto veio em 1983: chamou-se Catequese Renovada. Passados tantos anos, ele ainda tem muito a dizer. Vale a pena ser conhecido por todos os catequistas. Por causa do trabalho feito em torno desse documento, muita coisa importante aconteceu na catequese do Brasil.

Vejamos só alguns destaques da caminhada a partir de Catequese Renovada:

Interação Fé e Vida

As afirmações da fé têm que estar ligadas ao modo de viver, aos problemas das pessoas e da sociedade. Religião não é só para "saber coisas", ée para viver melhor. O catequizando precisa ver na comunidade a prática daquilo que a catequese comunica.

Comunidade como lugar e agente da Catequese

Jesus no evangelho diz a quem quer conhecê-lo melhor: Vinde e vede. O catequizando precisa também vir (fazer parte da comunidade) e ver (encontrar lá bom alimento para a sua fé).

Processo permanente de educação da fé

A catequese não termina com uma "festa de formatura": é uma necessidade que nos acompanha a vida inteira. Todos temos sempre algo mais a aprender, algum aspecto a melhorar, um crescimento a cultival.

Catequese Trasnformadora

A catequese não é só para ficar sabendo algo mais sobre Deus. É para transformar as pessoas e a sociedade na direção da fraternidade, da justiça, da paz.

Catequese Inculturada

Para ser comunicativa de verdade, a catequese precisa ter o jeito, a linguagem de cada grupo a que se destina. Por exemplo: a conversa com o menino de rua de São Paulo tem um jeito diferente da conversa com um indígena do Amazonas.

Bíblia - O Grande Livro da Catequese

A leitura da Bíblia progrediu muito entre nós. Ela é um grande instrumento do encontro com Jesus e com o projeto do Pai revelado na história.

Integração com as Pastorais

Se a comunidade é o espaço da catequese, é preciso que a pastoral de conjunto funcione, dando testemunho de unidade na diversidade de dons, tarefas e talentos. A catequese educa para as diferentes dimensões da vida na Igreja: liturgia, missão, serviço social, diálogo ecumênico, ministérios.

Opção Preferencial pelos Pobres

Nenhuma catequese pode ser indiferente aos sofrimentos dos pobres e ao sofrimento humano de todo tipo. É preciso educar a sensibilidade para perceber atendimento ao pobre como apelo de Deus e exigência da fé.

Pensando neste conteúdo, reflita e discuta com seu grupo:

- Como estão sendo postas em prética essas grandes orientações que há tanto tempo vêm sendo enfatizadas pela Igreja?

- Em quais desses aspectos o grupo de catequistas precisaria de maior envolvimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário