O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

BATISMO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - Mt 3,13-17

"Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição"  ( Mt 3,17 ).

"Eis que os Céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus".

Alguns elementos se sobressaem na narrativa do evangelho de Mateus: a água, o Espírito de Deus e a voz que diz "filho muito amado".

A voz que desce dos céus proclamando Jesus como filho muito amado mostra a experiência que Jesus teve de ser abraçado pelo amor do Pai, e neste abraço do Pai, derrama sobre o Filho o seu Espírito, Espírito de Deus.

Jesus não precisa desse batismo. Mas, submete-se a ele como forma de cumprir a vontade do pai. Ao ser batizado no rio Jordão, Jesus assume sua missão e institui o batismo para todos os que desejam ser cristãos, seguidores de Cristo.

Nos recorda o nosso batismo, o dia em que fomos batizados. E este sacramento nos coloca diante da grandeza de nossa vocação cristã e nos introduz no mistério da Santíssima Trindade. Por isso é que somos batizados em nome da Trindade: o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo.

O batismo nos mergulha no coração do mundo e nos faz irmãos de cada ser humano, à semelhança de Deus. O Espírito que em nós foi derramado no dia do nosso batismo nos arde e nos aquece, torna-nos capazes de assumir todas as esperanças humanas.

O batismo é o sacramento que introduz as pessoas na comunidade dos fiéis. Por meio dele fazemos parte da Igreja. Aquele que foi batizado faz parte da família de Deus, e, como tal, tem obrigações a cumprir.

O batizado precisa ser fiel ao compromisso de amor entre ele e o Criador, e viver como filho de Deus e irmão de todos.

Para Refletir:
Pelo batismo, temos o Espírito Santo em nossa companhia e presença. Estamos sempre conscientes desta tão forte realidade? Fazemos jus à sua presença em nós?

Para rezar:
Ó Deus do universo, quando seu Filho Jesus mergulhou nas águas do Jordão e desceu sobre ele o Espírito Santo, Tu o proclamaste teu Filho amado. Reaviva em nós a alegria e o vigor de nosso batismo e dá-nos a graça de acolhermos a energia do teu Espírito. Amém!
fontes: Bíblia AM
           Diário Bíblico
           Evangelho dominical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário