Os descendentes de Abraão serão os depositários das promessas divinas feitas aos patriarcas.
Deus forma Israel como seu povo de eleição, salvando-o da escravidão do Egito, conclui com ele a Aliança do Sinai e lhe dá por meio de Moisés, a sua Lei.
Os profetas anunciam uma radical redenção do povo e uma salvação que incluirá todas as nações numa Aliança nova e eterna.
Do povo de Israel, da estirpe do rei Davi, nascerá o Messias: Jesus.
QUAL É A ETAPA COMPLETA E DEFINITIVA DA REVELAÇÃO DE DEUS?
É a que se realiza no seu Verbo encarnado, Jesus Cristo, mediador e plenitude da Revelação. Ele sendo o único Filho de Deus feito homem, é a Palavra perfeita e definitiva do pai.
Com o envio do Filho e o dom do Espírito, a Revelação está agora plenamente realizada, ainda que a fé da Igreja tenha de captar gradualmente todo seu alcance ao longo dos séculos.
"a partir do momento em que nos deu o seu Filho, que é a sua única e definitiva Palavra, Deus nos disse tudo de uma só vez nessa Sua Palavra e não tem mais nada a dizer" (São joão da Cruz).
Que valor têm as revelações privadas?
Ainda que não pertençam ao depósito da fé, elas podem ajudar a viver a mesma fé, desde que mantenham sua estrita orientação para Cristo. O Magistério da Igreja, a quem cabe o discernimento de tais revelações privadas, não pode, portanto, aceitar as que pretendem superar ou corrigir a Revelação definitiva que é Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário