O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA

POR QUE E DE QUE MODO A REVELAÇÃO DIVINA DEVE SER TRANSMITIDA?

Deus "quer que todos [os homens] sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,4), ou seja, de Jesus Cristo.
Por isso, é necessário que Cristo seja anunciado a todos os homens, segundo o seu próprio mandamento:
"Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19). É o que se realiza com a Tradição Apostólica.

O QUE É A TRADIÇÃO APOSTÓLICA?

A Tradição Apostólica é a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados.
Os apóstolos transmitiram a seus sucessores, os bispos e, por meio deles, a todas as gerações até o final dos tempos o que receberam de Cristo e aprenderam do Espírito Santo.

COMO SE REALIZA A TRADIÇÃO APOSTÓLICA?

A Tradição Apostólica se realiza de duas maneiras: com a transmissão viva da Palavra de Deus (também chamada simplesmente Tradição) e com a Sagrada Escritura, que é mesmo anúncio da salvação feito por escrito.

QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE A TRADIÇÃO E A SAGRADA ESCRITURA?

A Tradição e a Sagrada Escritura estão em estreita ligação e comunicação entre si.
Ambas, com efeito, tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo e brotam da mesma fonte divina: constituem um só sagrado depósito da fé, de onde a Igreja haure a própria certeza sobre todas as coisas reveladas.

A QUEM É CONFIADO O DEPÓSITO DA FÉ?

O depósito da fé é confiado pelos Apóstolos a toda a Igreja. Todo o povo de Deus, com o sentido sobrenatural da fé, sustentado pelo Espírito Santo e guiado pelo Magistério da Igreja, acolhe a Revelação divina e cada vez mais a corresponde e a aplica à vida.

A QUEM CABE INTERPRETAR AUTENTICAMENTE O DEPÓSITO DA FÉ?

A interpretação autêntica desse depósito compete unicamente ao magistério vivo da Igreja, ou seja, ao sucessor de Pedro, o Bispo de Roma, e aos bispos em comunhão com ele.
Cabe também ao Magistério, que ao servir a Palavra de Deus goza do carisma certo da verdade, definir os dogmas, que são formulações das verdades contidas na Revelação divina; essa autoridade se estende também às verdades necessariamente ligadas à Revelação.

QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE ESCRITURA, TRADIÇÃO E MAGISTÉRIO?

Eles têm uma ligação tão estreita entre si que nenhum deles existe sem os outros.
Juntos, contribuem eficazmente, cada qual segundo seu modo próprio, sob a ação do Espírito Santo, para a salvação dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário