O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O ESPÍRITO SANTO

"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. ...Apareceu-lhes, então, uma espécie de línguas de fogo que se repartiam e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (At 2,1-4).

A expressão "Espírito" traduz o termo hebraico "Ruah", que significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza a imagem do vento para sugerir a Nicodemos em Jo 3,5-8 a novidade transcendente daquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito Divino. No batismo de Jesus apareceu em forma de pomba.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele é o Espírito de Cristo enviado pelo Pai aos nossos corações, é verdadeiramente Deus. Ao mesmo tempo em que a Trindade é vivificante, consubstancial e indivisível, a fé nos leva a adorar três Pessoas distintas em um único e mesmo Deus.

"Ele, o Espírito de comunhão, permanece indefectivelmente na Igreja, e é por isso que a Igreja é o grande sacramento da Comunhão divina que congrega os filhos de Deus dispersos". (CIC, §1108). Sendo assim, a Igreja é o Corpo de Cristo e o Templo do Espírito Santo.

Na Santíssima Trindade, o Espírito Santo é o Santificador, é aquele que através dos seus dons, torna o homem dócil para seguir seus impulsos. No Espírito Santo os homens oram e dão testemunho de que são filhos adotivos de Deus. Ele eleva a Igreja ao conhecimento da verdade total, unifica-a na comunhão e no ministério, dota-se e dirige-a mediante os diversos dons hierárquicos e carismáticos. (cf. Lumen Gentium 4).

É Ele que nos revela Deus e nos dá a conhecer Cristo, sua Palavra Viva.

A missão de Cristo e do Espírito Santo realiza-se na Igreja, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo.
O Espírito Santo socorre a nossa fraqueza pois somos decaídos, devemos buscar a santificação "ocupando-nos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo que há de louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor" (Fl 4,8).

Catequese Jovens e Adultos.
próxima postagem: Dons hierárquicos ou infusos

Nenhum comentário:

Postar um comentário