Dons Hierárquicos ou Infusos.
Trata-se dos dons recebidos no batismo e confirmados no Crisma, os quais o fim principal é o fortalecimento de cada pessoa, bem como a sua santificação. Estes tornam os fiéis dóceis para obedecer prontamente às inspirações divinas. Observa-se em Is 11,2 que os dons pertencem a Cristo, em plenitude, mas através da condição de filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo (cf. Rm 8,14-17), nós também os recebemos. Ao todo são sete Dons: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.
Sabedoria: O Espírito Santo nos capacita a agir com caridade, afastando-nos do mal e unindo-nos a Deus. Aumenta o prazer de viver Nele, evitando assim, a tentação de abandoná-LO e nos dá crescimento na vida cristã.
Conselho: O Espírito Santo nos dá equilíbrio para agir, dando discernimento do que é prudente;
Inteligência: O Espírito santo nos dá uma profunda compreensão das verdades de Deus, revela-nos sua doutrina, penetrando-nos no seu plano para a nossa vida.
Fortaleza: O Espírito Santo nos ensina a suportar os problemas e tentações, fortalece a nossa fraqueza;
Ciência: O Espírito Santo nos dá capacidade de entender o conhecimento de Deus em profundidade, nos leva a valorizar as coisas criadas por Deus e nos faz ver a realidade da luz de Deus, evitar a derrota e aperfeiçoar a virtude teologal da fé;
Piedade: O Espírito santo nos faz conhecer Deus como Pai, ensinado-nos a fraternidade através do sentimento filial, fazendo-nos amar os irmãos;
Temor de Deus: O Espírito Santo nos faz conhecer o grande amor de Deus, viver a esperança e inicia a Sabedoria. Ensina o desapego às coisas, evita a soberba, incutindo em nós a humanidade e a temperança.
Todo aquele que vive sob a ação do Espírito Santo produz em sua vida os chamados frutos do Espírito Santo (cf. Gl 5,22-23). "Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como primícias da glória eterna. A Tradição da Igreja enumera doze: 'caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade'" (CIC,§1832).
Catequese com Adultos
próxima postagem: As virtudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário