O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PRÉ-CATECUMENATO - JOVENS E ADULTOS - Catequeses Bíblicas de apelo à Conversão de Vida e Costumes

I- ENCONTROS QUE PROVOCAM A FÉ EM JESUS
1ª Catequese - Jesus e a Samaritana (Jo 4,1-26)

"Fica conosco, Senhor." (Lc 24,13-35).

O encontro de Jesus com a Samaritana no poço de Jacó é narrado em Jo 4,42. Os poços eram de grande importância para os judeus, visto que eram as únicas fontes de água que abasteciam aquelas regiões desérticas e, por isso, se tornaram importantes nos relatos bíblicos.

Jesus teria dois bons motivos para não dirigir a Palavra àquela mulher: primeiro por se tratar de uma mulher e também por ser uma samaritana, já que os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Isso porque no tempo da invasão da Terra Santa pelos babilônicos, cinco tribos pagãs de localizavam na Samaria e construíram sobre o nome de Garazin um templo rival do de Jerusalém para adorar Iahweh, o Deus único dos Judeus.

Ao ir ao encontro daquela mulher, Jesus lhe pede: "Dá-me de beber" e ela se surpreende, por sempre ter sido desprezada pela sociedade. Entretanto, a sede de Jesus não era uma "simples sede". Na verdade, a sua sede material é um sinal de uma realidade muito mais profunda, que é o desejo ardente que aquela samaritana e todos os seus concidadãos se abrissem à fé.

Jesus tem sede, mas é uma sede de almas. E, Ele lhe diz: "Se conhecesseis o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva". (Pois os discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos).

A mulher da Samaria, por sua vez, lhe suplica dessa água ao dizer: "Senhor, dá-me desta água, para que eu não sinta mais sede". Nisto, ela manifesta a profunda necessidade de salvação presente no coração de cada pessoa. O seu pedir desta água lhe confere uma mudança decisiva ao longo de seu diálogo com Jesus.

O Senhor revela-se como aquele que oferece a água Viva do espírito santo, que sacia para sempre a sede de infinito de cada ser humano. Num diálogo simples, Ele oferece-lhe o Dom de Deus: o Espírito Santo, fonte de água viva para a vida eterna. Ele se manifesta a ela e anuncia-lhe o Pai, que quer ser adorado em espírito e em verdade. Jesus se revela à samaritana como o Messias que deveria vir. A mulher deixa ali o seu cântaro, o qual utilizaria para pegar água, e vai à cidade contar que encontrou o Messias, que tanto o povo aguardava. E muitos samaritanos passaram a crer em Jesus, primeiramente por causa das palavras da mulher, mas posteriormente porque eles mesmos ouviram e reconheceram-no como o Salvador do mundo.

Esta passagem do Evangelho vem mostrar-nos que a "água viva" do Espírito Santo regenera o homem interiormente, fazendo-se renascer "a partir do alto" para uma vida nova. O episódio da Samaritana traça o itinerário de fé que todos somos chamados a percorrer. Jesus continua ainda hoje a "ter sede", isto é, a desejar a fé e o amor da humanidade. Do encontro pessoal com Ele, reconhecido e acolhido como o Messias, surge a adesão à sua mensagem de salvação e o desejo de O manisfestar ao mundo.

O vínculo com Jesus transforma completamente a vida daquela mulher, que corre imediatamente a comunicar a boa nova ao povo da cidade: "Vinde ver um homem que me disse tudo quanto fiz. Não será Ele o Messias?" (Jo 4,29). A revelação acolhida com fé, pede para se tornar palavra proclamada ao próximo e testemunhada através das escolhas concretas de vida. Eia a missão dos cristãos, que nasce e se desenvolve a partir do encontro pessoal com o Senhor.

O dom do Espírito, simbolizado pela água viva prometida por Jesus à Samaritana é o próprio Espírito Santo, que o "penhor" da salvação definitiva que nos foi prometida por Deus. Devemos sempre pedir ao Senhor desta água viva para conhecermos o Pai e O adorarmos em Espírito e Verdade.

Reflexão:

1- De que forma e quando Jesus se revelou a você como Messias?
2- Ter um encontro pessoal com Jesus nos leva a anunciá-lo aos outros, assim como fez a samaritana. E você, como tem anunciado Jesus aos outros?

"No entardecer de nossa vida, seremos julgados sobre o amor" (São João da Cruz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário