O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CATECUMENATO - OS DOZE ARTIGOS DO CREDO

São Doze artigos do Credo, nesta postagem você pode encontrar os três primeiros.

1- Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra.

Deus Pai é a primeira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é o Pai Todo-Poderoso, pai de amor, pai bondoso que ama igualmente e infinitamente de forma singular a cada um de seus filhos. "Serei para vós um pai, e sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-Poderoso." (2Cor 6,18). Deus é onipotente, ou seja, pode todas as coisas. A Sagrada Escritura professa várias vezes esta onipotência. Em Gn 49,24 é chamado de o Poderoso de Jacó; Senhor dos exércitos no Sl 23,8-10; em Lc 1,37, nada é impossível a Deus entre outras passagens Bíblicas.

Deus é um espírito perfeitíssimo, eterno, criador do céu e da terra. Deus é eterno, porque sempre existiu, não teve princípio e não terá fim. Deus é criador porque só ele criou e pode criar todas as coisas e por ninguém foi criado. Deus está no céu, na terra e em toda parte. O ato de criar significa tirar do nada, ou seja, criar a partir do nada, sendo assim, só Deus é criador.

Deus vê todas as coisas, presentes, passadas e futuras a até nossos pensamentos. Deus vê todas as coisas, porque é infinitamente sábio e está presente em toda parte. Deus não tem corpo mas é puríssimo espírito. Deus criou o mundo com um simples ato de sua vontade, e pode criar muitos outros mundos, porque é onipotente.

2- E em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor.

O pai de Jesus Cristo é somente o Pai Eterno, isto é, a primeira Pessoas da Santíssima Trindade.
Jesus hebraico, significa "Deus Salva". Cristo vem da tradução grega do termo hebraico "Messias", que quer dizer "ungido". Ele é a segunda pessoas da Santíssima Trindade, é o Verbo Encarnado. Jesus Cristo é o filho único de Deus feito homem para redimir os pecados de toda humanidade. Ele não teve pai na terra, mas somente mãe, que é a Virgem Maria São José foi seu pai adotivo, pois dele recebeu cuidado, educação, amor e herdou sua profissão de carpinteiro.
Ele (Jesus) é o prometido no Antigo Testamento, aquele que viria para libertar e salvar o povo de Deus.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que desde o princípio da história cristã a afirmação do senhorio de Jesus sobre o mundo e sobre a história significa também o reconhecimento de que o homem não deve submeter sua liberdade pessoal a nenhum poder terrestre,mas somente a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo. Ao atribuir a Jesus o título divino de Senhor, as primeiras confissões de fé da Igreja afirmam, desde o início, que o poder, a honra e a glória devidos a Deus Pai cabem também a Jesus, por ser
Ele de "condição divina (Fl 2,6) e ter o Pai manifestado esta soberania de Jesus ressuscitando-o dos mortos e exaltando-o em sua glória.

3- Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria.

Devido à mancha do pecado em nossa natureza humana e sendo o homem incapaz de salvar a si mesmo, Deus enviou seu Filho para nos salvar, nos libertar de toda culpa e de todo o pecado que pesava sobre nós. Para que isso acontecesse Deus quis vir ao nosso encontro, assumindo nossa condição humana e pecadora "Aquele que não conheceu o pecado, se fez pecado por nós." (2Cor 5,21).

O Filho de Deus se homem, tomando corpo e alma humanos nas puríssimas entranhas da Virgem  Maria, por obra do Espírito Santo. Este mistério chama-se ENCARNAÇÃO.
Quando o Filho de Deus se fez homem não deixou de ser Deus, permaneceu verdadeiramente Deus e começou a ser também verdadeiro homem.
Em Jesus Cristo há duas naturezas distintas: a natureza divina e a natureza humana. Em Jesus há uma só pessoa, que é a do Filho de Deus, segunda pessoa da Santíssima Trindade.
O Filho de Deus se fez homem para nos alvar. Jesus nasceu em Belém e foi colocado num presépio. Ele viveu trinta e três anos. A Santíssima Virgem pode e deve chamar-se Mãe de Deus, porque é mãe de Jesus Cristo, que é Deus. Maria foi virgem antes do parto e depois do parto.
São José era esposo de Maria Santíssima e guarda de Jesus Cristo. São José se chama pai de Jesus Cristo por ser esposo de Maria Santíssima e porque exercia a missão de pai sobre ele.

OBS: Os Artigos do Credo são doze(12), O 4º Artigo em diante voce poderá encontrar em outras postagens.
Bons Estudos.


5 comentários:

  1. uito bom essa explicaçao sobre o credo .parabens me ajudou muito.Obrigada Catequista Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os artigos do Credo estão postados nos meses de novembro e dezembro de 2012. Que bom poder ajudar. Deus abençõe!
      Catequistas Unidas no amor de Cristo!

      Excluir
  2. tem como voce colocar os 12 artigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você poderá encontrar os demais artigos do Credo no mês de Dezembro de 2012. Grata pelo seu pedido e desculpe a demora. Deus abençõe!

      Excluir
  3. Excelente trabalho. Que o Espírito Santo te ilumine em todas as suas ações.

    ResponderExcluir