O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PALESTRA BATISMO

CATEQUESE DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS
PALESTRA – BATISMO

O BATISMO NOS FAZ FILHOS DE DEUS E MEMBROS DA IGREJA


IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. Os sacramentos da iniciação cristã
Os sacramentos da Iniciação Cristã são: o Batismo, que é o início da vida em Cristo; a Confirmação, que dá fortaleza e plenitude a esta vida, e a Eucaristia, que nos alimenta com o Corpo e o Sangue de Cristo para nos unir a Ele, transformando-nos até nos identificar-nos com Ele.

2. O Sacramento do batismo - Sentido do batismo
São Paulo explica que pelo batismo morremos ao pecado e ressuscitamos para a vida nova da graça (cf. Romanos 6,3-11). Esta realidade se entende mais facilmente quando o sacramento é administrado por imersão, que é o entrar e o sair da água, significando a morte e a ressurreição do Senhor. De fato, todos nós nascemos com o pecado herdado de nossos primeiros pais, e como conseqüência, privados da graça; mas Cristo nos livrou com sua morte e ressurreição. Sua morte nos limpa do pecado e nos faz morrer ao pecado; sua ressurreição nos faz renascer e viver a vida nova de Cristo. O batismo é o sacramento que aplica a cada batizado os frutos da Redenção, para que morramos ao pecado e ressuscitemos para a vida sobrenatural da graça.

3. O que é o batismo: Morte ao pecado, nascimento para vida nova em Cristo.
Quando Cristo enviou a seus Apóstolos por todo o mundo, disse- lhes: "Ide, pois, e fazei discípulos a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28,19). "O que crer e for batizado, será salvo; mas o que não crer, será condenado" (Marcos 16,16). O batismo é o sacramento instituído por Jesus Cristo, que nos faz seus discípulos e nos regenera para a vida da graça, mediante a ablução com água natural e a invocação das três Pessoas divinas. O batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no espírito e a porta que abre o acesso aos outros sacramentos. Regeneração pela água e pelo Espírito (1Pd 3,21). A matéria deste sacramento é a ablução com água natural, e a forma são as palavras: "Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".

4. Os efeitos do batismo

a) Apaga o pecado original. O batismo perdoa e destrói o pecado original com o qual nascemos todos; quando aquele que é batizado é adulto, apaga também todos os pecados pessoais assim como a pena por eles devida, de tal maneira que se o recém batizado morresse, iria diretamente para o céu.

b) Infunde a graça santificante. Pelo sacramento do batismo Deus infunde na alma a graça santificante que é uma participação na natureza divina, junto com as virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e os dons do Espírito Santo. Com estes dons a alma faz-se dócil e pronta aos impulsos do Espírito Santo. Pela graça, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo estabelecem sua morada na alma, que é templo do Espírito Santo.

c) Confere caráter sacramental. O outro efeito do batismo é o caráter, ou seja, certo sinal espiritual e indelével, que explica o fato de que este sacramento só possa ser recebido uma vez. O caráter batismal configura a Cristo, dá uma participação em seu sacerdócio, capacita para continuar no mundo sua missão como fiéis discípulos seus, e nos distingue dos infiéis.

d) Incorpora a Jesus Cristo. Tanto a graça como o caráter são efeitos sobrenaturais do batismo, que nos unem a Cristo como se unem os membros do corpo com a cabeça. Cristo é nossa Cabeça e o caráter nos vincula a Ele para sempre, enquanto que a graça nos faz membros vivos.

e) Incorpora à Igreja. Pelo batismo nos convertemos em membros da Igreja, com direito a participar na Sagrada Eucaristia e a receber os demais sacramentos; sem ser batizado não se pode receber nenhum outro sacramento. A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, e o batismo nos incorpora a Cristo, que é a Cabeça, e à seu Corpo, que é a Igreja.

5. Necessidade do batismo

O batismo é absolutamente necessário para a salvação, como declarou Nosso Senhor a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino dos céus" (João 3,5).
Quando não é possível receber o sacramento do batismo, pode-se alcançar a graça para salvar-se pelo chamado batismo de desejo um ato de perfeito amor a Deus, ou a contrição dos pecados com o voto explícito ou implícito do sacramento e pelo batismo de sangue ou martírio, que é dar a vida por Cristo. Posto que quando crianças nascemos já com a natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, é necessário que recebamos o batismo. É o maior presente que se lhes pode dar, já que desde este momento são "para sempre membros de Cristo, sacerdote, profeta e rei" (Ritual do Batismo).

6. Quem pode administrar o batismo

Normalmente, quem batiza é o pároco ou outro sacerdote ou diácono, com a permissão do pároco, mas em caso de necessidade qualquer pessoa pode fazê-lo. Dada a importância e a necessidade do batismo, Deus deu todas as facilidades na administração deste sacramento; e assim, inclusive, uma pessoa não batizada, com tal que tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja e o faça corretamente, batiza de verdade. A razão está em que sempre é Cristo quem batiza, como observa Santo Agostinho: "Batiza Pedro? Cristo batiza. Batiza João? Cristo batiza. Batiza Judas? Cristo batiza".

7. Modo de administrar o batismo

Ao administrar o batismo se derrama água natural sobre a cabeça dizendo, com intenção de batizar: Nome..."Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Na cerimônia do batismo existem diversos ritos, mas o essencial é o que já dissemos: derramar a água e, ao mesmo tempo, pronunciar as palavras.

8. Obrigações que o batismo impõe

Quando o batismo é administrado a crianças, respondem pelo neófito seus pais e padrinhos; mas o cristão adulto sabedor dos efeitos do sacramento na alma deve responder por si mesmo e estar firmemente disposto a viver como batizado. Esta resposta pode se concretizar em fazer atos explícitos de fé (recitando o Credo, por exemplo), propondo-se a guardar a Lei de Jesus Cristo e de sua Igreja e renunciando para sempre ao demônio e às suas obras, como se faz na Vigília Pascal, ao renovar as promessas do batismo.
Compromisso Missionário: Mt 28,19 - “Ide pois, fazei que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”

9. Propósitos de vida cristã

• Agradecer a Deus o dom do batismo. Inteirar-se do dia em que foi batizado, e celebrá-lo.
• Nunca esquecer que o batismo impõe a exigência cristã de conservar a fé e crescer na vida da graça, cumprindo fielmente os mandamentos da lei de Deus e os da Igreja.

A vida de fé é um caminho a ser percorrido. É um compromisso de vida com a comunidade que os acolheu. Mas, é também a alegria de viver uma Vocação – Vocação de filhos de Deus. (Tt 3,4-5).

10. O batismo na economia da salvação

Prefigurado na Antiga Aliança e nova Aliança: Simbolismo da água como fonte de vida:
Mar vermelho – Ex 14,21: A saída dos israelitas (escravos) no Egito, conduzidos por Moisés. A tradição cristã considera este milagre como uma figura de salvação, e mais especialmente do batismo.
Arca de Noé – Gn 6,5s: O dilúvio.
Rio Jordão – Js 3,14: passagem de Josué e os israelitas pelas águas do Jordão conduzindo a Arca da Aliança.
Jesus se submeteu ao batismo destinado aos pecadores – Jo 1,25s; Mt 3,16-17.

Deus nos conhece e nos chama pelo nome – Is 43,1: “não temas, porque te resgatei, chamei-te pelo teu nome: tu és meu.”
A partir de Pentecostes, a Igreja administrou o batismo. E o batismo aparece ligado à fé em Jesus – At 16,31-33: Paulo e Silas com o carcereiro dos missionários – O carcereiro pergunta: “Que preciso fazer para ser salvo?” Paulo responde: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, Tu e tua casa” – [anunciavam a palavra; acolhia-os; lavava-os e batizava-os todos os da casa].

CELEBRAÇÃO: RICA PÁG 193
ORAÇÃO SOBRE A ÁGUA: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor.
RENÚNCIA: Renuncio.
PROFISSÃO DE FÉ: Creio.
BANHO BATISMAL: por infusão – Nome:... “Eu te batizo...” – Amém.
UNÇÃO DEPOIS DO BATISMO: (óleo da salvação) – Amém.
VESTE BATISMAL: (Vida nova na graça). Amém.
ENTREGA DA LUZ: (Deus te tornou luz em Cristo) - Amém.

4 comentários: