O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O discípulo missionário e a cultura

A cultura, por ser matriz principal da existência humana, com suas relações vitais, valores, linguagens e comprotamentos, contém sementes ocultas do Reino que o discípulo deve fazer crescer. Para ele a cultura não é algo opcional.

O discípulo é convocado a se expressar sempre em sua própria cultura e na cultura de seus interlocutores. Este é o caminho privilegiado do encontro com o Evangelho, visando à realização de novos processos de Iniciação Cristã inculturada.

Na situação multicultural da América Latina, é solicitado ao discípulo que aprenda as linguagens verbais e não verbais das culturas antigas e atuais das pessoas que pretende evangelizar. Isto permitirá que ele responda às verdadeiras perguntas e faça uma proposta querigmática que é, ao mesmo tempo, Boa Nova de Deus à pessoa humana.

O querigma e a Iniciação Cristã, como opções operativas concretas no hoje de nossa Igreja, farão com que a comunidade eclesial seja verdadeiramente evangelizadora e que a catequese seja um espaço e âmbito de inculturação.

Veja a seguir "Íntima relação entre comunidade eclesial e Iniciação Cristã"

Nenhum comentário:

Postar um comentário