O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MODELOS DE CATEQUESE DE INICIAÇÃO CRISTÃ


Nas condições atuais do Continente e da Igreja latino-americana e caribenha, é imperativo uma profunda renovação e atualização da catequese que incorpore dimensões essenciais, por muito tempo esquecidas.

Não obstante a renovação nascida do Concílio Vaticano II e das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano, os antigos modelos continuam; eles não foram suficientes para ini8car na vida cristã, pois focam sua atenção exclusivamente no doutrinal, no sacramental e no moral, de modesarticulado, e limitam a catequese à idade infantil.

Os modelos que hoje requeremos são chamados sobretudo a assumir: A PALAVRA DE DEUS, lida em comunidade, como princípio fundante de toda catequese; a LEITURA contínua dos sinais de Deus na história; a propor a catequese de caráter MISSIONÁRIO; a opção clara a favor de processos de iniciação para quem o necessite; a dar atenção à catequese de adultos como modelo de toda catequese; o emprego de linguagen que nossa geração entenda; a prioridade do anúncio do querigma que convida à conversão (cf.Mc 1,15); a celebração alegre da fé, unida ao testemunho; e a profética opção preferencial pelos pobres.(GS 1).

Tudo isto propiciará a renovação das pessoas e o renascimento de comunidades marcadas pela conversão como eixo central do itinerário cristão. Nas palavras da Conferência de Puebla, trata-se de desencadear um processo para formar homens e mulheres "comprometidos pessoalmente com Cristo, capazes de comungar e de participar no seio da Igreja e dedicados ao serviço salvífico do mundo".

( Veja depois: Discípulos de Jesus a serviço do Reino de Deus )

Nenhum comentário:

Postar um comentário