O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Acolhida - Reflexão

" Quem me acolhe, não é a mim que acolhe, mas Aquele que me enviou" cf. Mc 9,39
O acolhimento é um dos mais precisos meios para criar, na Igreja de Jesus Cristo, verdadeiras "Escolas de Comunhão", diante desse mundo tão desumanizado e desencontrado. Isto nos é pedido como testemunho evangélico e como lógica de vivência sacramental.

- "Fui peregrino e me acolhestes" cf.Mt 25,34-40
- "Ele (filho de Deus) veio para os seus (sua gente) e os seus não o acolhram" (jo 1,11)
- "Não havia lugar para Ele na hospedaria" (Lc 2,7)
- Rejeição cruel - desejo de matar o Messias. (Lc 4,28-29)
- "Começaram a rogar-lhe que se afastasse de suas terras" (Mc 5,17)
- Abraão acolhe os mensageiros do Altíssimo. (Gn 18,1-15)
- Exemplo acolhedor de toda a família. (Tb 4. 14.)
- "Em verdade vos digo: todas as vezes o que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes" (Mt 25,40)
- " Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38) Maria acolhe Jesus com todo o seu ser, corpo, alma, sentimento, disponibilidade. É o gesto de gratuidade completa, do dom total.

Zaqueu - "... desceu a toda pressa e o recebeu com alegria"
Filho pródigo.
- Família de Lázaro, Marta e Maria. Jesus gostava de ser acolhido por eles, os amigos de Betânia é um modelo, simples e caseiro.

"Fica conosco, pois é tarde. Começa a cair a noite" (Lc 24,29).

Hospitalidade além do acolhimento, gesto de Caridade:

Mt 5,35 - "Fui perregrino e me acolhestes"
Rm 12,13 - "Esmerai-vos na prática da hospitalidade"
1Tm 3,2 - São paulo exige de presbíteros, bispos e diáconos qu sejam hospitaleiros"
1 Pd 4,9 - "Exercei a hospitalidade uns para com os outros sem murmuração"
Hb 13,2 - "Não vos esqueceis da hospitalidade pela qual alguns sem o saber, hospedaram anjos"
Hb 13,13 - "Somos todos peregrinos e não temos aqui estadia permanente, mas buscamos a que há de vir"

Acredito que já dá para pensar e refletir:

O que é necessário para o bom acolhimento?



Um comentário:

  1. A Pastoral da Acolhida é muito importante em nossas Igrejas! E as passagens citadas vem ao encontro dessa necessidades ainda tão tímida nas nossas comunidades.Uma Igreja que é missionária, tem que estar preparada para acolher e principalmente acolher com alegria e espaço para os que chegam. Há a necessidade do engajamento, senão corremos o risco de espantar., pois aqueles que ainda não conhecem , não amam não compreenderão tão rápido a beleza dos nossos rituais!

    Verinha, quero sempre partilhar com você e crescer!

    ResponderExcluir