O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Palestra com os Pais e Padrinhos dos Crismandos Jovens e Adultos

Olá,
O Amor de Deus, a Paz de Jesus Cristo e a Força do Espírito Santo estejam conosco!

Hoje vou postar um texto que desenvolvi para uma Palestra com os Pais e Padrinhos da nossa Turma de Catecumenato/Crisma.


Tema: "Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo" (At 13,52)
Lema: "Evangelizadores com Espírito" EG 259.

Introdução:

A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus.
Ser discípulo de Cristo e evangelizadores com espírito quer dizer abrir-se sem medo à ação do Espírito Santo.
No Pentecostes, o Espírito faz os Apóstolos saírem de si mesmos e transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus.
Quantas maravilhas Deus já operou na nossa vida e na vida de nossos crismandos/ afilhados! Temos um elenco de maravilhas na vida deles. Quantos testemunhos, quantas transformações, quantos desafios, quantas dores, quantas alegrias, quanta vida chamada e quanta vida doada.
O Espírito Santo infunde a força para anunciar a novidade do Evangelho com ousadia, em todo o tempo e lugar, mesmo contra os desafios que encontramos pela frente.
Invoquemo-Lo hoje, sobre os nossos crismandos/afilhados, sobre nós, bem apoiados na oração. Jesus quer discípulos e evangelizadores que anunciem a Boa-Nova, com uma vida transformada pela presença de Deus.

Música: Incendeia minha alma!

1) Recordemos dos primeiros cristãos e de tantos irmãos ao longo da história que se mantiveram transbordantes de alegria, cheios de coragem, incansáveis no anúncio e capazes de uma grande resistência ativa.
Há quem se console, dizendo que hoje é mais difícil. Apesar dos desafios a luta em cada momento, a história se apresenta diferente. Aprendamos com os Santos que enfrentaram dificuldades próprias do seu tempo.
Nós, Catequistas, padres, padrinhos, pais, comunidade, temos que auxiliar o caminho dessa peregrinação dos nossos afilhados/filhos. O sacramento será o início de uma nova caminhada, movida pelo Espírito Santo, para que gere frutos.

2) O encontro pessoal com o amor de Jesus nos salva.

A primeira motivação para  sermos discípulos/missionários para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais.
Às vezes perdemos o entusiasmo pela missão, porque esquecemos que o Evangelho dá respostas às necessidades mais profundas das pessoas, porque todos, fomos criados para o que evangelho nos propõe: a amizade com Jesus e o amor fraterno.

3) O prazer de ser povo de Deus.

Para ser evangelizador com espírito é preciso desenvolver o prazer espiritual de estar próximo da vida das pessoas, até chegar a descobrir que isto se torna fonte de alegria superior. Jesus quer servir-Se de nós para chegar cada vez mais perto do seu povo amado.

4) A ação misteriosa do Ressuscitado e do seu Espírito.

Diz-nos o Evangelho que, quando os primeiros discípulos saíram a pregar, "o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra" (Mc 16,20). E o mesmo acontece hoje. Somos convidados a descobri-lo, a vivê-lo. Cristo ressuscitado e glorioso é a fonte profunda da nossa esperança, da nossa alegria, e não nos faltará, nem aos nossos afilhados a sua ajuda para cumprir a missão que nos confia.
Nossos crismandos sabem com certeza que a sua vida dará frutos, mas sem pretender conhecer como, onde ou quando; pois o Espírito Santo "sopra" onde quer.
O Espírito Santo trabalha como quer, quando quer e onde quer; e nós gastamo-nos com grande dedicação, mas sem pretender ver resultados espetaculares.
Sabemos apenas que o dom de nós mesmos é necessário.
Continuemos adiante, emprenhemo-nos totalmente, mas deixemos que seja Ele a tornar fecundos, como melhor Lhe parecer, os nossos esforços.
É necessária uma decidida confiança no Espírito Santo, porque Ele "vem em auxílio da nossa fraqueza" (Rm 8,26).

5) A força da intercessão.

Há uma forma de oração que nos incentiva e nos motiva em razão dos nossos afilhados: É a intercessão.
Diz o Apóstolo Paulo em sua Epístola Fl 4,4.7), que podemos tomar por base de reflexão: "Em todas as minhas orações, sempre peço com alegria por todos vós[...], pois tenho-vos no coração".
O catequista reza, os padrinhos rezam, a Igreja reza, a comunidade reza numa atitude que transforma-se em agradecimento a Deus pelo outro.
É uma visão espiritual, de fé profunda, que reconhece aquilo que o próprio Deus faz neles.

6) Maria, a Mãe de todos nós.

Juntamente com o Espírito Santo, sempre está Maria no meio de nós.
Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora e missionária e, sem ela, não podemos compreender a ação do Espírito Santo em nossas vidas.

7) Oração
Virgem e Mãe Maria, Vós que movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida, na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai os nossos afilhados a dizer o "sim" perante a urgência mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa-Nova de Jesus. Amém!

8) Consagração a Nossa Senhora.

- Entra a Imagem de Nossa Senhora e Canta-se a música da Consagração.

9) Dinâmica do "passa anéis"
- Os catequistas repassam aos padrinhos, através das mãos, um símbolo do Espírito Santo que eles devem entregar aos seus afilhados que entram no salão e fizemos a Consagração
OBS: O símbolo era uma medalha do Espírito Santo.

10) Encerramento - saída em silêncio, para a Santa Missa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário