O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

ENCONTRO DE CRISMANDOS - CATEQUESE MISTAGÓGICA - "IDE PELO MUNDO INTEIRO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA" (Mc 16,15-20)


Olá, Catequistas de Jesus!
Hoje, partilho com vocês uma Catequese Mistagógica, com o Tema: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura", do evangelho de São Marcos 16,15-20. 

Quero dizer Mistagógica, porque todos agora são Crismados, já experimentaram o sabor de Receber o Espírito Santo de Deus. Agora a Missão os espera, para caminhar por Cristo, viver com Cristo, e em Cristo, iniciarmos no Mistério da Páscoa do Senhor. Nossa Senhora seja sempre a nossa intercessora.

Neste Encontro, utilizamos o filme de Paulo, apóstolo dos gentios, para abrilhantar e fixar a mensagem da missão à qual todos fomos chamados.

Quero agradecer aos meus amados catequistas e coordenadora, sem eles não seria possível estes Encontros. Trabalhados juntos na vinha do Senhor. Meu muito Obrigada! Deus nos ilumine sempre para a causa do Reino. 

Uma síntese sobre Mistagogia: 

A mistagogia é a arte de sermos iniciados no mistério da Páscoa de Cristo, do qual ganha sentido todos os atos salvadores de sua vida e que são atualizados na celebração da liturgia. A mistagogia promove a unidade entre o anúncio da Palavra, a celebração do Sacramento e a vivência da fé. Leva o batizado a fazer a experiência dos símbolos e gestos celebrados não apenas como elementos pertencentes a este mundo, mas, aos olhos da fé, como realidades divinas.
É necessário ajudar o catequizando a entrar neste mundo de sinais para descobrir o universo simbólico em que se move a liturgia. O método parte do sentido cotidiano do símbolo e, em um segundo nível aponta como este aparece na Bíblia e em seguida mostra como o mesmo é empregado na celebração. Assim, chega-se ao quarto nível: o compromisso cristão que o rito suscita na vida.
Não se trata de explicar, mas de experienciar o símbolo, por isso o livro propõe a celebração de vivências que facilitam uma melhor assimilação do acontecimento de graça que se dá na liturgia.

https://www.paulinas.org.br/loja/mistagogia.
Nas Paulinas têm uma coleção belíssima sobre Metodologia, Mistagogia, Discipulado, Liturgia etc.

Como sempre faço, utilizo as Leituras da Liturgia do Domingo e tento trazê-la para o nosso Encontro.
Partilhem conosco suas experiências. Unidos somos mais pelo Reino. 

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ DE JOVENS E ADULTOS - 12.05.2018

CATEQUESE MISTAGÓGICA - "IDE PELO MUNDO INTEIRO E ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA" Mc 16,15-20 ( Solenidade da Ascenção do Senhor)

1ª Leitura: At 1,1-11 - Promessa do Pai se cumpriu em vocês: "Mas, Recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra".

2ª Leitura: Ef 1,17-23 - Fala do conhecimento que está acima de nossa capacidade humana.
Só o Espírito de sabedoria revela o conhecimento. O mesmo que o profeta Isaías contemplava sobre o Messias prometido: "espírito de sabedoria e entendimento, espírito de prudência e de coragem, espírito de ciência e de temos ao Senhor" (Is 11,2). Que penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus (1Cor2,10).

Esse carisma de Sabedoria é o dom da fé que ilumina os corações. Daí partem todo o dinamismo da pessoa, homem, mulher conhecem, pensam, sentem, amam e atuam. Para Paulo isto é "conhecer".

Esperança - é como a outra face da fé. Conhecer a "futura-herança" pela fé é possuí-la antecipadamente, agora, pela Esperança. Embora não a vejamos com os olhos da carne, uma luz celeste nos permite contemplá-la a distância. (cf. Hb 11,9-13).
Jesus Cristo foi dado à "sua Igreja", afirmando o caráter comunitário da salvação.

Não foi dado a cada um "em particular", e sim a cada um "em comunidade", para formar entre todos, o povo de Deus, como um corpo do qual ele é a Cabeça. (1Cor12; Rm 12,5).
Paulo está sugerindo que a Igreja é mais que uma realidade terrestre, estando já unida a Cristo em seu triunfo e em sua glória, já habitada pela plenitude da divindade.

Evangelho - Mc 16,15-20; Mt 28,18-20; Lc 24,36-49.
Os onze discípulos representam toda a Igreja. Veem o ressuscitado e têm de ser suas testemunhas.
Jesus toma a palavra, envia seus discípulos a uma missão. "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!"
Jesus estará sempre presente com sua presença consoladora e reconfortante em todas as situações da missão evangelizadora, tanto na pregação, o ensinamento e na celebração, como na perseguição e na provação.
A missão é uma ordem de Jesus e é tão ampla como o mundo e como o tempo que transcorrerá até o final da história.
Se Marcos nos diz "anunciar" Mateus nos diz "ensinai", pois a Igreja de Jesus é comunidade de testemunho: têm de ser testemunhas do crucificado-ressuscitado.
Estas palavras, são palavras de Jesus Ressuscitado! Ide!.
Amém!

FILME: Paulo de todos os povos. https://www.youtube.com/watch?v=dR6-tFlYVvA

Catequista Verinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário