O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

DOMINGO DE RAMOS Mateus 21,1-11 "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor"

HOSANA AO FILHO DE DAVI! HOSANA AO FILHO DE DAVI! Bendito o que vem em nome do Senhor!
Com o Domingo de Ramos iniciamos a semana santa, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém para celebrar a sua Páscoa.
Como o povo da Antiga Aliança, que durante a Festa das Tendas, levava ramos nas mãos, significando a esperança messiânica, renovamos hoje nossa adesão a Cristo, Senhor da história.
A leitura do evangelho de Mateus, capítulo 21, versículos de 1 a 11 (Mt 21,1-11) narra a entrada triunfal de Jesu em Jerusalém: "... Os discípulos trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram seus mantos em cima, e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu seus mantos no chão, enquanto outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam no caminho. As multidões na frente e atrás dele clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus...".

O clima do Domingo de Ramos é de alegria. Jesus entra em Jerusalém debaixo de vivas, aplausos e rodeado de grande multidão.
Simbolizando vitória, a multidão carrega nas mãos ramos de palmeira. Todos querem fazer de Jesus um rei, para a tristeza de alguns fariseus, que se sentem incomodados com a grande aceitação de Jesus.

Jesus entra em Jerusalém montado em um jumentinho. O jumento simboliza a humildade e a mansidão. Os exércitos usavam cavalos, que simbolizavam a força. Jesus é o rei que serve humildemente. O povo que acompanha Jesus traz nas mãos palmas, simbolizando alegria e vitória.

Cumprindo sua missão salvadora, Jesus entra em Jerusalém. É a hora decisiva. Ele sabia que nesta cidade estavam os que queriam vê-lo morto. Jesus não retrocede e cumpre sua missão até o fim.

De seu gesto de doação e entrega por todos surge a vida plena com a salvação para o mundo inteiro. A atitude de Jesus é modelo que devemos imitar: é seguindo seus passos e percorrendo o seu caminho que somos de fato cristãos.

Nós vamos perceber também um grande contraste entre a leitura da entrada em Jerusalém e o Evangelho da missa. Este mostra a paixão de Jesus. O mesmo povo que aplaudiu Jesus foi manipulado por seus inimigos. E alguns dias depois grita e exige sua crucificação.

Vamos procurar meditar sobre a nossa vida, a razão de estarmos neste mundo, se a nossa vida realmente está comprometida com a mensagem de Jesus.
Com folhas nas mãos, o povo de Jerusalém saúda alegremente Jesus, à medida que ele entra na cidade. Além de Jesus, outro personagem é o jumentinho, que se tornou figura na história (sinal de pobreza e humildade aos seus discípulos e sua Igreja), está ligado para sempre a Jesus na entrada e aclamação em Jerusalém.

É um momento muito forte e propício para meditarmos sobre a nossa vida.
ORAÇÃO:
Ó Deus, com ramos de oliveira, crianças e pobres aclamaram Jesus ao entrar na cidade santa. Abençoa nossas famílias e dá-nos a graça de frutificarmos em obras de justiça e paz. Amém!

PARA REFLETIR:
Jesus escolhe um animal simples para sua entrada em Jerusalém; sem beleza aparente, mas de grande força. O evangelho nos convida a meditar sobre a posição que tomamos diante do plano da salvação. Será que buscamos somente a beleza, as coisas exteriores, e nos tornamos fracos espiritualmente ou nos deixamos ser usados por Jesus naquilo que é realmente necessário para que o seu Reino possa crescer?
Fontes: Bíblia de Jerusalém; Diário Bíblico; Evangelho Dominical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário