O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sábado, 18 de janeiro de 2014

"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" Jo 1,29-34

Há um caminho a nossa disposição. Basta que sejamos atentos e queiramos ser perdoados. Uma vida nova pode ser recomeçada.

Que a Boa-Nova de Jesus chegue até você e transforme sua vida. No evangelho de João Capítulo 1, versículos de 29-34, João Batista dá testemunho do Messias.

O testemunho do Batista reflete a caminhada da comunidade cristã em busca de uma experiência concreta da presença de Jesus na vida. João Batista progride por etapas no conhecimento do Cristo: não o  conhece, vê nele o Messias sofredor, o santificador, o Filho de Deus.

Conhecer Jesus não é somente saber quem ele é. o que faz, onde mora. Conhecer é fazer experiência, é fruto de convivência, de comunhão. A partir do que Jesus faz, e a partir do compromisso com ele na missão comum, é que chegaremos a conhecer quem ele é.

Jesus é ungido pelo Espírito Santo para a missão. A descida do Espírito Santo sobre ele representa sua unção como Messias. O simbolismo da pomba que desce e permanece em Jesus tem este significado: Jesus é morada do Espírito Santo, seu lugar natural e querido.

A pomba representa o amor do Pai, que faz de Jesus sua habitação estável e definitiva. O amor do Pai em relação a Jesus o leva a pôr no Filho a plenitude de seu ser.

Dois temas importantes aparecem no texto:
- tirar o pecado do mundo
- batizar no Espírito Santo

Jesus elimina o pecado do mundo com sua morte na cruz e batiza no Espírito Santo, por sua ressurreição.
A Obra Salvífica abrande essas duas dimensões: dá o perdão do pecado e a força para não mais pecar. Os cristãos não somente são salvos, mas chamados por Cristo a continuar sua obra de salvação.

Por intermédio de sua paixão e morte na cruz, Jesus conquistou para a humanidade o perdão dos pecados. Por sua ressurreição, enviou sobre a humanidade o Espírito Santo, que santifica o homem e lhe dá força para não mais pecar. A atuação da vida pública de Jesus sempre se deu em duas frentes:
- a do homem;
- e a do mundo;
eliminando o pecado.

ORAÇÃO
Ó Deus do universo, derrama sobre nós o ter Espírito, para que ele nos dê forças e ânimo para continuarmos sua missão, lutando contra tudo o que fere a beleza do universo, a paz universal e a dignidade das tuas criaturas e de teus filhos. Amém!

Reflexão:
Vou sempre ao encontro do Cordeiro de Deus?
Reconheço em Jesus que posso ser perdoado e salvo?

O CORDEIRO PASCAL É O PÃO DA VIDA.
Fontes: Sagrada Escritura; Evangelho Dominical; Diário Bíblico; Estudos em Casa.

Um comentário:

  1. ADVERTÊNCIA AOS LOBOS QUE SE TRAVESTEM DE CORDEIROS PARA DIZIMAR O
    REBAHO ENTRE CRISTÃOS CONSCIENTES:
    (JB.1.29)- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: (MT.15.10)- Ouvi e entendei: (JR.11.19)– Eu era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam contra mim, dizendo: (MT.10.16)– Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas: (MT.7.15) – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores; (IS.9.16) -porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados: (1Rs.22.17) - Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem Pastor; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: (AP.12.11) - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (OS.4.6) - O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu esquecerei de teus filhos. (1SM.2.35) - Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente, edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará Ele diante do meu ungido para sempre. (ML.3.18)– Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve: (MC.6.15)- É profeta como um dos profetas, (AT.15.23) - escrevendo por mão deles: (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.12.16) – Com Ele está a força e a sabedoria (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (JÓ.19.25) – porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra: (IS.44.28) – Ele é meu Pastor e cumprirá tudo que me apraz: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (EZ.18.32) – porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei e vivei. (1PE.4.8) – Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros; porque o amor cobre multidão de pecados.

    ResponderExcluir