O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

domingo, 26 de maio de 2013

SANTÍSSIMA TRINDADE - Crer na Santíssima Trindade é crer em Deus que é Uno e Trino.

Santíssima Trindade: Pai - Filho - Espírito Santo. (Jo 16,12-15)

O ser humano vive sonhando e buscando descobrir o sentido da vida e de tudo o que existe. Em Jesus Cristo realizou-se o sonho humano e toda busca encontrou sua resposta.

A festa da Santíssima Trindade celebra num só dia as Três Pessoas da Santíssima Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Deus que é Amor revela-se ao homem, em toda a sua plenitude, através de Jesus Cristo, e faz que o homem, conhecendo-o, viva em comunhão com o Espírito Santo.

Esta passagem do evangelho de João relata o tema do Amor de Deus traduzido em obras.Deus nos ama, cada um de nós individualmente e eternamente. Esse amor é que salva o mundo.
A primeira evidência do amor de Deus é ele nos ter enviado seu Filho em condições humanas - Filho que, consequentemente, pelo amor que tem pela humanidade, derramou seu sangue na cruz.
Uma segunda evidência de seu amor é a atitude de salvar e perdoar. Há ainda uma outra evidência: acreditar que seu amor nos levará para uma autêntica vida e para uma libertação sem fim.
A condição para ser salvo é crer nesta verdade: Jesus é o Filho de Deus. Quem o rejeita, rejeita o amor de Deus, rejeita a salvação e se condena.

Jesus, como luz, veio iluminar nossa existência com essa certeza. Acreditar nesse amor, manifestado e revelado em Cristo, faz que se saia das trevas e se conheça a verdade.
Assumindo essa missão, o Espírito glorifica a Cristo, assim como Cristo, que recebe tudo do Pai, glorifica ao Pai. Portanto, uma só Revelação, sua fonte está no pai, realiza-se no Filho e se completa nos que creem por meio do Espírito.
Deus é um Mistério de Amor. O princípio desse amor chama-se PAI. E sua realização concreta é o FILHO. A perpetuação desse amor é o ESPÍRITO SANTO.

Como acolho estas verdades?
Professamos nossa fé na Santíssima Trindade fazendo o sinal da cruz: "Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo"; ao rezar o Glória ou o Credo e ao final da oração Eucarística.

"Oh Senhor nosso Deus, como é glorioso vosso nome em toda a terra!" (Sl 8,2a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário