O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Catequese com Adultos - OS NOVÍSSIMOS- Morte, Juízo, Céu, Inferno, Purgatório, Parusia

"Nada temas ante o que hás de sofrer Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. tereis tribulações durante dez dias. Sê fiel até a morte e Eu te darei a coroa da vida" (Ap 2,10).

Visando orientar e esclarecer nossa caminhada para o fim último (DEUS), a Igreja nos fala sobre os Novíssimos, ou seja, o que nos ensina, prudentemente, a doutrina católica sobre os acontecimentos finais referentes à vida humana


NOVÍSSIMOS - A Morte; O Juízo; O Céu; O inferno; O Purgatório; A Parusia.

A Morte

A palavra morte geralmente lembra sentimentos tristes, dor, separação, entre outros. A experiência cotidiana do ser humano com esse tipo de termo, comumente o afasta de qualquer tipo de desejo por essa realidade. E isso é natural, pois fomos criados para a vida e não para a morte. À luz da fé, a morte entrou na humanidade como consequência do pecado, que se iniciou no pecado original. Porém, em Jesus Cristo a morte foi derrotada no alto da cruz, passando a ter um novo sentido, que é o da ressurreição, (cf. Sb 1,13-15; 2,23-25). Jesus, o Filho de Deus, sofreu livremente a morte por nós em uma submissão total e livre à vontade de Deus seu Pai. Por sua vontade Ele venceu o pecado e a morte, abrindo assim a todos os homens a possibilidade da salvação (Mistério da Redenção).

A morte é onde se dá a separação entre o corpo e a alma. Deus não é o autor da morte. Foi o homem que usando mal a liberdade que Deus lhe deu, pecou e ao pecar permitiu que a morte entrasse no mundo. Assim, "a morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo da graça e da misericórdia que Deus oferece para que realizemos nossa vida segundo Seu projeto e para que seja decidido nosso destino último." (CIC, §1013). Para quem tem fé, a morte é a passagem deste mundo para o Pai. Ensina-nos ainda o catecismo da igreja Católica que "morremos uma só vez" (Hb 9,27). Assim sendo, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. Não existe "reencarnação" depois da morte. "Além de tudo, há entre vós e nós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá" (cf. Lc 16,19-31).

O Juízo - Particular.

O que se segue da morte? - "Está estabelecido para os homens que morram uma só vez, e depois segue o juízo" (Hb 9,27)
Durante a vida, o homem tem um tempo aberto ao acolhimento ou à recusa da graça divina manifestada em Cristo A morte põe fim a este tempo. Quando o homem morre, ele parte deste mundo e entra na eternidade Haverá, então, o Juízo Particular (que coloca sua vida em relação à vida de Cristo, seja através de uma purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre") (CIC pág 246), imediatamente depois da morte, em função das obras e da fé de cada um. Neste momento, o homem recebe na sua alma imortal, a retribuição eterna daquilo que praticou em vida, sendo definido de sua alma vai para o Céu, Purgatório ou Inferno
Não há uma ação violenta de Deus, mas simplesmente a alma terá plena consciência do que foi sua vida terrestre, e, assim, seguirá para junto de Deus (Céu), para longe da presença de Deus (Inferno) ou ainda para um estágio de purificação (Purgatório)
No Novo Testamento, encontramos textos que fazem referência ao destino último da alma, que pode ser diferente para uns e outros; como por exemplo, na parábola do pobre Lázaro (Lc 16,22-23), e nas palavras de Cristo na cruz ao bom ladrão (Lc 23,43) e, ainda (2Cor 5,8; Fl 1,23; Hb 9,27) falam, de um destino último da alma (Mt 16,26)

O Juízo - Universal

O Juízo Universal ou Final acontecerá por ocasião da vinda gloriosa de Cristo (Parusia).Somente o Pai sabe o dia e a hora em que esse Juízo acontecerá. Ele será precedido pela ressurreição de todos os mortos, dos justos e dos injustos (At 24,15). "Será a hora em que todos os que repousam nos sepulcros ou virão sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição de vida; os que tiverem praticado o mal, para uma ressurreição de condenação" (Jo 5,28-29) Então, Cristo "virá em sua glória, e todos os anjos com Ele. E serão reunidas em sua presença todas as nações, e Ele há de separar os homens uns dos outros, como o pasto separa as ovelhas dos cabritos, e porá as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda E irão estes para o castigo eterno, e os justos irão para a Vida Eterna" (Mt 25,31-3346)
Neste Juízo ser´-a revelado até as últimas consequências o que cada um tiver feito de bem ou deixado de fazer durante sua vida terrestre Diante de Cristo, que é a verdade, será desvendada definitivamente a verdade sobre a relação de cada homem com Deus (CIC, § 1039). Sendo assim, toda a humanidade será submetida ao grande julgamento de Deus

O Juízo - Final

Revelará que a justiça de todas as injustiças cometidas por suas criaturas que seu amor é mais forte do que a morte. "A mensagem do Juízo Final é apelo à conversão enquanto Deus ainda dá aos homens 'o tempo favorável, o temo da salvação.' (2Cor 6,2). O Juízo Final inspira o santo temor a Deus. Compromete com a justiça do Reino de Deus Anuncia a 'bem-aventurança esperança' (Tt 2,13) da volta do Senhor, que 'virá para ser glorificado na pessoa de seus santos e para ser admirado na pessoa de todos aqueles que crerem' (2Ts 1,10)." (CIC, §1041).

Próxima postagem. O Céu, O Inferno. O Purgatório, A Parusia.




Um comentário:

  1. Os humanos desconfiados vão continuar em guerra. A felicidade será ludibriada pela alegria. A vida no planeta vai continuar pobre, oprimida e doente. A chave da felicidade continuará sendo a santidade. A esperança, a exclusivo critério dos Céus, é uma luz de total não beligerância entre os humanos. O desfecho final quando Deus será tudo em todos em todas as coisas está em marcha nestes últimos tempos. E este termo de tudo não se dará sem que haja uma última investida de todas as forças e potências do mal. E até lá a carne vai continuar revolta com o espírito. Nesta rebeldia o secularismo irromperá cada vez mais imponente transvestido de poder e gozo e consequências trágicas. Mas naquele tremendo e glorioso dia não perguntaremos mais nada!...:)

    ResponderExcluir