O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O PECADO ORIGINAL - UMA VERDADE ESSENCIAL DA FÉ

É preciso conhecer a Cristo como fonte da graça para conhecer Adão como fonte do pecado.

O pecado de Adão se tornou o pecado e todos os homens. São Paulo afirma que pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores (Rm 5,19). "Como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram..." (Rm 5,12). Porém, "Assim como pela falta de um só resultou a condenação de todos os homens, do mesmo modo, pela obra da justiça de um só (a de Cristo) resultou para todos os homens a justificação que traz a vida" (Rm 5,18).

Todo o gênero humano é um Adão um só corpo de um só homem. "... Em virtude destas 'unidade do gênero humano', todos os homens estão implicados no pecado de Adão, como todos estão implicados na justiça de Cristo. Contudo, a transmissão do pecado original é um mistério que não somos capazes de compreender plenamente. Sabemos, porém, pela Revelação, que Adão havia recebido a santidade e a justiça originais não exclusivamente para si, mas para toda a natureza humana: ao ceder ao tentador, Adão e Eva cometem um pecado pessoal, mas este pecado afeta a natureza humana, que vão transmitir em um estado decaído. É um pecado que será transmitido por propagação à humanidade inteira, isto é, pela transmissão de uma natureza humana privada da santidade e da justiça originais. E é por isso que o pecado original é denominado "pecado" de maneira analógica: um pecado 'contraído' e não 'cometido', um estado e não um ato." (CIC, § 404).

O pecado de Adão deu origem a todos os pecados e males da humanidade. Todos os homens nascem com as gravíssimas consequências do pecado original: privados da graça e, portanto, em estado de pecado e inclinado ao mal. A esta inclinação ao pecado denominamos concupiscência, que se manifesta na ânsia desordenada das coisas terrenas como de gozos, bens, honras entre outras coisas mais. Passamos também a viver em meio à inumeráveis penas e calamidades e, finalmente, a morte.

Pelo pecado original, o demônio adquiriu influência sobre o mundo. Com isso, a natureza humana é lesada em suas próprias forças naturais, submetida à ignorância, ao sofrimento e ao império da morte, e também inclinada ao pecado.
Sendo assim, por ser Adão princípio e cabeça do gênero humano, ao ter perdido a graça e os dons que o acompanhavam, os perdeu também para seus descendentes. Isto significa que ao recebermos de nossos primeiros pais (Adão e Eva) a natureza, nós a recebemos manchada com aquela culpa e, portanto, privados da graça e de justiça originais.

Contudo, depois da queda, Deus não abandonou o homem, mas o chama e já anuncia de modo misterioso a vitória sobre o mal e o soerguimento da queda: "Porei ódio entre ti e a mulher, entre tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3,15). Esta passagem do Gênesis foi chamada "proto-evangelho" por ser o primeiro anúncio do Messias redentor, do combate entre a serpente e a Mulher, e a vitória final de um descendente desta Mulher.

A Tradição Cristã vê nesta passagem o anúncio do "Novo Adão" que por sua "obediência até a morte de cruz" (Fl 2,8) repara com superabundância a desobediência de Adão. Assim como numerosos Padres e Doutores da Igreja veem na mulher anunciada a mãe de Cristo, que é Maria, como a "Nova Eva".

Por fim, se ainda assim restar a pergunta: Por que Deus, que é bom, e sabe de todas as coisas não impediu que o primeiro homem pecasse? A resposta é simples: Deus permite que os males aconteçam para tirar deles um bem maior: "Onde abundou o pecado superabundou a graça" (Rm 5,20).

"Ó feliz culpa que nos mereceu tão grande Salvador". (Sto Agostinho)

Para reflexão:
Por que só Deus é Criador?
O que é pecado original?
Qual foi o pecado de Adão e Eva?
Por que o pecado de Adão reflete para toda a humanidade?
Por que Jesus é novo Adão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário