O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO

A Encarnação de Jesus no seio da Virgem Maria.
A Igreja denomina Encarnação o fato do Filho de Deus ter assumido a natureza humana para realizar nela a nossa salvação. O Mistério da Encarnação significa que o "Verbo de fez carne" (Jo 1,14), ou seja, que a segunda pessoa da Santíssima Trindade (o Verbo = Palavra) se fez homem e manifestou-se na pessoa de Jesus Cristo.

O verbo se fez carne para nos alvar e nos reconciliar com Deus, visto que o homem, pelo pecado original, havia perdido a graça e a santidade originais. O homem não era capaz de, por si mesmo, restituir esta graça, somente Deus poderia fazer isso. "Doente nossa natureza, precisava ser curada; decaída, ser reerguida; morta ser ressuscitada. Havíamos perdido a posse do bem, era preciso no-la restituir. Enclausurados nas trevas, era preciso trazer-nos à luz; cativos, esperávamos um salvador; prisioneiros um socorro; escravos, um libertador..." (CIC, § 457).

O Verbo se fez carne para que assim conhecêssemos o amor de Deus, para que nele nos tornássemos "participantes da natureza divina" (2Pd 1,4); para que o homem, entrando em comunhão como o Verbo e recebendo a filiação divina se torne filho de Deus. Jesus significa "Deus salva" e Cristo quer dizer "Messias", que também significa ungido (Sl 97). Assim, o nome de Jesus exprime ao mesmo tempo a sua identidade e sua missão. Jesus por ser a segunda pessoa da Santíssima Trindade, compartilha de uma mesma divindade com o Pai e o Espírito Santo.

Jesus ao se encarnar assume a natureza humana sem deixar de ser Deus. Desta forma, Jesus possui duas naturezas: a divina e a humana, unidas em uma mesma e única pessoa divina (Fl 2,6s). Com isso, Jesus é Deus e homem. É importante compreendermos que Ele não é metade homem e metade Deus. Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ele sendo Deus se fez plenamente homem sem deixar de ser Deus. Ele assumiu a natureza humana para que nela pudesse se realizar a nossa salvação nos tornando participantes da natureza divina, "é para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torna filho de Deus" (CIC, § 460).

Reflexão:

O que é o Mistério da Encarnação?
Por que o Verbo se fez carne?
O que significa dizer que Jesus é Deus e homem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário