O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

11º e 12º ARTIGOS DO CREDO

11º Artigo do Credo: Na ressurreição da carne.

Quando ocorre a morte, há a separação entre a alma e o corpo, a alma vai para o juízo particular e o corpo para a corrupção. Na Parusia, que é a segunda vinda de Cristo, todos ressuscitarão, ou seja, a alma se unirá novamente, e para sempre, ao corpo que não mais conhecerá a corrupção. Cada um receberá neste dia a sua recompensa segundo sua vida na terra (cf. Ef 3,10-11).

Morrer e Cristo significa morrer na graça de Deus, sem pecado mortal. "Em certo sentido, a morte corporal é natural; mas para a fé ela é na realidade 'salário do pecado' (Rm 6,23). E para os que morrem na graça de Cristo, é uma participação na morte do Senhor, a fim de poder participar também de sua Ressurreição." (CIC § 1006). Com isso, podemos dizer como São Paulo Apóstolo: "Se morrermos com ele, com ele viveremos." (2Tm 2,11).

12º Artigo do Credo: Na Vida Eterna.(Amém)

Por Vida Eterna se entende a vida que terá início logo após a morte e não terá mais fim. Essa vida será eternamente feliz para os bons e eternamente desgraçada para os maus, vivendo os primeiros por toda a eternidade no céu e os demais no inferno por todo o sempre.

No céu goza-se da visão de Deus e da posse de todos os males sem mistura de bem, conforme podemos conferir na passagem bíblica sobre o homem rico e o mendigo Lázaro: "Além de tudo, há entre vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá." (Lc 16,26).

O Credo, como também o último livro da Sagrada Escritura, termina com a apalavra hebraica "amen". Em hebraico a palavra "amém" está ligada à mesma raiz da palavra "crer". Esta raiz exprime solidez, confiabilidade e fidelidade. Sendo assim, o "amém" final do Credo retoma e confirma as suas duas primeiras palavras: "Eu CREIO". Crer é dizer "Amém" às palavras, às promessas, aos Mandamentos de Deus, é confiar totalmente naquele que é o "Amém" de infinito amor e de fidelidade perfeita. (CIC § 1061-1064).

OBS: Próxima postagem: Exercícios para REFLEXÃO em grupo.

Um comentário: