O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Iniciação à Vida Cristã

Um processo de Inspiração Catecumenal

Esta reflexão sobre "Iniciação à Vida Cristã" atende a um pedido da 46ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, celebrada em 2008. Situa-se como um desdobramento do documento Diretório Nacional de Catequese. Quer ser também uma resposta à interpelação de Aparecida: "A iniciação cristã é um desafio que devemos encarar com decisão, com coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora"(D.A.287).

O tema Iniciação, tão enfatizado no Cap. VI do Documento de Aparecida, e recomendado no n.63 das Diretrizes Grais 2008-2010, não é novo na Igreja. Vem desde as origens do cristianismo recebeu, nos séculos III ao V, uma estruturação específica, o Catcumenato, considerado ao longo dos séculos como um modelo privilegiado para o processo de Iniciação à Vida Cristã. Por ser uma iniciativa da Igreja e para toda a Igreja o catecumenato não se restringe ao âmbito de algum grupo, movimento ou pastoral.

Para compreender e colocar em prática a Iniciação à Vida Cristã, com inspiração catecumenal, é de fundamental importância o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA)- 1972.

No decorrer dos séculos, porém, a Iniciação foi se limitando à preparação aos Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação/Crisma). Às vezes tal preparação foi reduzida a uma síntese doutrinal, enfeixada no tradicional estilo de catecismo, pressupondo a vivência cristã na família e na sociedade, marcadas, então, pelo cristianismo. Mas o mundo mudou e surgiu um pluralismo, também religioso. Esta situação dá margem a um crescente número de jovens e adultos que não foram batizados, para os quais, quando se interessam por ser cristãos, se recomenda o processo de Iniciação à Vida Cristã ou Catecumenato. Por outro lado, apesar dos grandes esforços da Igreja, particularmentee através da catequese, grande número de batizados, não chegam a completar a própria iniciação à vida cristã, gerando uma multidão de batizados e não evangelizados. Retomando o tema da iniciação, não de trata de querer manter a tradicional preparação aos sacramentos, com apenas um novo rótulo, sem nada mudar. Há também a realidade do grande número de batizados e fiéis na Igreja Católica, para os quais viver a fé nesse mundo em mudança torna-se um constante desafio.

Estes fiéis sentem a urgência de um processo complementar de Iniciação, pois vem sem o apoio da família e da sociedade cristã, e sem condições de darem para si e para os outros as razões de sua fé, esperança e amor.

... Iniciação à vida cristã: por quê?
... Iniciação à vida cristã: o que é?
... Iniciação à vida cristã: como?
... Iniciação à vida cristã: para quem?
... Iniciação à vida cristã: com queem contamos? onde?

Quer saber mais? Adquira este documento na CNBB. Não implantou ainda em sua Paróquia?

Esta reflexão vão contribuir para melhorar a prática catequética e impulsionar sua comunidade.

DOCTO 97 - Estudos da CNBB

Um comentário:

  1. Oi Verinha! Hoje consegui acessar o seu blog! Tô apaixonada também por ele, pois por você já estava e já que ele é um complemento do que você é, pronto! Tô amando!
    E, depois das orientações que já havia me enviado o texto é fundamental, para que eu corra atrás para adquirir o documento recomendado.
    Bjs, e parabéns!

    ResponderExcluir