O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Reflexão Evangelho Mt 8,23-37 ; Mt 8,28-34; Mt 9,1-8

São Mateus
Mt 8,23-37: “POR QUE TENDES MEDO, HOMENS FRACOS NA FÉ?” 

Há um medo paralisante que não deve ter lugar no coração de um crente. Esse é o medo diante da instabilidade da vida, quando perdemos o controle da situação. Mas, quem disse que nós devemos ficar no controle da situação? Essa Palavra de hoje mostra, plasticamente, os discípulos em uma situação em que lhes está fugindo o controle. Jesus lhes mostra sua “pouca fé”, pouca confiança em Deus. Como agimos em semelhantes situações? Ninguém pode se achar maduro na fé até que tenha passado pela provação da tempestade. Ela vem em momento inesperado, quando o mar parece calmo e aí, eis que, repentinamente, nós nos vemos desafiados na confiança em Deus. A preparação para os momentos difíceis é feita no dia-a-dia, na busca da escuta e obediência a Deus. Desse modo, se, algum dia, a vontade dEle for a de nos desestabilizar – e isso acontece em algum momento da nossa vida – estaremos treinados para dizer: “Eis-me aqui, Senhor! A Tua vontade, não a minha”.

Mt 8,28-34: “NINGUÉM PODIA PASSAR POR AQUELE CAMINHO.” 

Essa Palavra enfatiza que o mal pode tomar espaço na vida de uma pessoa até o ponto de que sua agressividade se torne desmedida. Vemos, nessa Palavra, que as pessoas daquela região, quando veem a Jesus e tomam conhecimento do acontecido, pedem a Ele que saia, que vá embora dali. Não está aqui também a ação do Maligno? O que Ele fez para ser mandado embora? O prejuízo dos porcos? Não se justifica. Aquele homem andava entre os túmulos. Isso não nos admira, pois seus compatriotas acabavam de rejeitar a Vida. O ambiente não determina as pessoas, mas exerce grande influência. Que tipo de ambiente criamos em torno a nós? Há agressividade desmesurada? Como são minhas palavras com as pessoas, meu olhar, meus gestos? Uma das ações demoníacas é tornar descontrolada nossa agressividade, sobretudo o uso dela em situações em que deveríamos agir com mansidão; e em situações que deveríamos arder de ira santa, como Jesus no templo, somos omissos. Peçamos a graça do discernimento, para que, através de nós, o bem prevaleça sobre o mal.

Mt 9,1-8: “LEVANTA-TE, PEGA TUA MACA E VAI PARA CASA.” 

Que atitude poderosa e transformadora dizer a um paralítico: ‘Levanta-te!’ O verbo ressuscitar quer dizer levantar: o Pai encheu o corpo morto de Jesus com Seu Espírito e O levantou do sepulcro. Jesus com o mesmo Espírito tem o poder de nos levantar do sepulcro. O pecado é a grande tumba que nos retém na morte, na paralisia. Escutemos novamente de Jesus: ‘Levanta-te’. Tudo o que estava na humanidade de Jesus foi passado para os sacramentos da Igreja: Ele deu “tal autoridade aos seres humanos”, por isso glorifiquemos também nós a Deus. Senhor, que essa Tua palavra seja eficaz na minha vida e na vida de meus amigos. Amém!
Fonte: José Otácio O. Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário