O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

CELEBRAÇÕES PARA CATECUMENATO COM ADULTOS


CELEBRAÇÕES DO CATECUMENATO

Rito de Admissão ao Catecumenato
(Antes de Pentecostes)

- Este rito tem a finalidade de ressaltar o protagonismo e a resposta da fé daqueles que aderem ao seguimento de Jesus Cristo no itinerário espiritual do catecumenato.
- A ser celebrado dentro do culto ou missa dominical.
- A equipe de catequese/liturgia prepare com antecedência bíblias e crucifixos para ser entregue aos catecúmenos durante a celebração.

- No Canto de Entrada, pode-se entrar os catecúmenos juntamente com o catequista. Fazer uma acolhida e ressaltar a importância deste momento.

- Após a saudação inicial acontece o diálogo entre o Dirigente/Coordenador da Comunidade (no caso de ser com missa, o próprio sacerdote).

- os candidatos se aproximam do presbitério para o diálogo.
D: Qual é o teu nome?
Candidato: N.
D: Que pedes à Igreja de Deus?
Candidato: a fé
D: E esta fé, que te dará?
Candidato: a Vida eterna

- Após este diálogo, segue-se a celebração normalmente com o ato penitencial.

- Após a homilia/mensagem acontece a Primeira Adesão
- novamente os candidatos se aproximam do presbitério.

D: A vida eterna consiste em conhecermos o verdadeiro Deus e Jesus Cristo, que ele enviou. Ressuscitando dos mortos, Jesus foi constituído, por Deus, Senhor da vida e de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Se vocês querem ser discípulos seus e membros da Igreja, é preciso que vocês sejam instruídos em toda a verdade revelada por ele; que aprendam a ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo e procurem viver segundo os preceitos do Evangelho; e, portanto, que vocês amem o Senhor Deus e o próximo como Cristo nos mandou fazer, dando-nos o exemplo. Cada um de vocês está de acordo com tudo isso?
Candidatos: Estou.
- o dirigente interroga os catequistas (introdutores) e os fiéis da comunidade:
D: Vocês, catequistas (introdutores), que nos apresentam agora estes candidatos, e vocês nossos irmãos e irmãs aqui presentes, estão dispostos a ajudá-los a encontrar e seguir o Cristo?
Todos: Estou
- Quem preside de mãos unidas reza:
D: Pai de bondade, nós vos agradecemos por estes vossos servos e servas, que de muitos modos inspirastes e atraístes. Eles vos procuram, e responderam na presença desta santa assembléia ao chamado que hoje lhes dirigistes. Por isso, Senhor Deus, nós vos louvamos e bendizemos
- Todos respondem, dizendo ou cantando: Bendito seja Deus para Sempre.

- Após cante-se e faz-se a entrega do crucifixo e da Bíblia para cada um dos candidatos

- Após segue-se a celebração com o Creio

- As preces são próprias, rezando pelos catecúmenos e crismandos

D: Oremos por nossos irmãos e irmãs. Eles já fizeram um percurso. Agradeçamos pela benevolência de Deus que os conduziu até este dia e peçamos que possam percorrer o grande caminho que ainda falta e participarem plenamente de nossa vida. A cada invocação responderemos: Senhor, atendei nossa prece.

1 – Senhor, que a proclamação e escuta da vossa Palavra revele aos catecúmenos e crismandos Jesus Cristo, vosso Filho. Rezemos
2 – Inspirai, Senhor, esses candidatos, para que, com generosidade e disponibilidade, acolham vossa vontade. Rezemos.
3 – Senhor, sustentai, com o auxílio sincero e constante dos catequistas, a caminhada destes vossos servos. Rezemos
4 – Fazei, Senhor, que a nossa comunidade unida na oração e na prática da caridade seja exemplo de vida para estes catecúmenos e crismandos. Rezemos.
5 – Senhor, tornai-nos sensíveis ás necessidades e sofrimentos de nossos irmãos e irmãs, e inspirai-nos gestos de solidariedade. Rezemos.
6 -  Senhor, iluminados por vossa Palavra e amparados pela comunidade, estes catecúmenos sejam considerados dignos do batismo e estes vossos eleitos, da renovação do Espírito Santo. Rezemos.

- Segue-se missa com momento das ofertas 

- Oração conclusiva/final
- Os catecúmenos e os crismandos se dirigem á frente e se ajoelham diante de quem preside. Este, com as mãos estendidas sobre os catecúmenos, diz a seguinte oração:
D: Oremos. Deus eterno e Todo-Poderoso, sois o Pai de todos e criastes o homem e a mulher à vossa imagem. Acolhei com amor estes nossos queridos irmãos e irmãs e concedei que eles, renovados pela força da palavra de Cristo, que ouviram nesta assembléia, cheguem pela vossa graça à plena conformidade com vosso Filho Jesus. Que vive e reina para sempre. Todos: Amém!

- Despedida
D: Prezados catecúmenos e crismandos e também vós queridos fiéis desta comunidade de fé, vamos em paz e que o Senhor Jesus nos acompanhe.
Todos: Amém

- Após a celebração, se for possível, pode-se fazer uma pequena confraternização e partilha, na alegria da acolhida dos nossos irmãos e irmãs.


Entrega do Creio e da Oração do Senhor

- Desde a antiguidade a Igreja conheceu o hábito de confiar aos catecúmenos alguns “documentos” que deverão evidenciar os empenhos que estão para assumir, a fim de que se sintam empenhados a viver a fundo.
- A Entrega do Creio, também chamado Símbolo da fé recorda as maravilhas realizadas por Deus para a salvação dos homens, o olhar dos eleitos se enche de fé e alegria. Na oração do Senhor, percebem melhor o novo espírito de filhos pelo qual, sobretudo na reunião eucarística, darão a Deus o nome de Pai..
- A ser celebrado dentro do culto ou missa dominical.
- A equipe de catequese/liturgia prepare com antecedência o texto do creio e do pai nosso em uma folha ofício e plastificada, para ser entregue ao catecúmeno.

- No Canto de Entrada, pode-se entrar os catecúmenos juntamente com o catequista. Fazer uma acolhida e ressaltar a importância deste momento.

- Segue-se o culto/missa normalmente até a homilia.

- Após a homilia/mensagem acontece a Entrega do Símbolo da Fé

Catequista: Aproximem-se os catecúmenos para receberem da Igreja o Símbolo da Fé.
- os candidatos se aproximam do presbitério.

D: Caríssimos catecúmenos, agora vocês escutarão as palavras da fé pela qual vocês serão salvos. São poucas, mas contêm grandes mistérios. Recebam e guardem essas palavras com pureza de coração.
- entrega-se o símbolo da fé aos catecúmenos. Após a entrega os catecúmenos, juntamente com toda comunidade recita o Creio.

D: Creio em Deus Pai Todo Poderoso.......

- o catequista convida os catecúmenos a se ajoelharem.

D: Oremos pelos nossos catecúmenos e crismandos; que o Senhor nosso Deus abra os seus corações e as portas da misericórdia para que possam receber nas águas do batismo e nas lágrimas da penitência o perdão de todos os seus pecados e alegria de viver sempre em Cristo.

T: Amém!

D - De mãos estendidas sobre os candidatos: Senhor, fonte da luz e da verdade, imploramos vosso amor de Pai em favor destes vossos servos e servas, purificai-os e santificai-os dai-lhes verdadeira ciência, firme esperança e santa doutrina para que se tornem dignos da graça do batismo (que já receberam ou vão receber). Por Cristo, nosso Senhor.

- As preces são do missa

- Segue-se missa com momento das ofertas.

- Oração do Pai-Nosso
- Neste momento o dirigente do Missa entrega a oração do Pai-Nosso aos catecúmenos, e após convida toda a comunidade a rezar juntos a oração que o Senhor nos ensinou.

- Oração Conclusiva/final

- Despedida
D: Prezados catecúmenos e crismandos e também vós queridos fiéis desta comunidade de fé, vamos em paz e que o Senhor Jesus nos acompanhe.
Todos: Amém


Celebração da Eleição/Inscrição do Nome
(1º Domingo da Quaresma)

- Ao receberem o parecer favorável da comunidade, os candidatos darão mais um passo. Este rito conclui o catecumenato e o candidato passa à categoria de eleito ou iluminado (tempo da purificação e eleição). O catequista, juntamente com a comunidade devem ter feito uma avaliação do compromisso e maturidade dos candidatos.
- A ser celebrado dentro do culto ou missa dominical.
- Neste momento os padrinhos/madrinhas já devem ter sido escolhidos e tomam parte já desta celebração junto aos catecúmenos.

- No Canto de Entrada, pode-se entrar os catecúmenos, seus padrinhos e madrinhas, juntamente com o catequista. Fazer uma acolhida e ressaltar a importância deste momento.

- Segue-se o Missa normalmente até a homilia.

- Após a homilia/mensagem faz-se o rito da eleição/inscrição do nome

Catequista: Padre N. ou Dirigente (ou coordenador da comunidade) N. aproximando-se as solenidades pascais, os catecúmenos e os crismandos aqui presentes, confiantes na graça divina e ajudados pela oração e exemplo da comunidade, pedem humildemente que, depois da preparação necessária e da celebração dos escrutínios, lhes seja permitido participar da celebração dos sacramentos.

D: Aproximem-se, com seus padrinhos e madrinhas, os que vão ser eleitos
- os candidatos, com seus padrinho e madrinhas se aproximam do presbitério (pode-se chamar cada um pelo nome, ou se forem muitos, fazer o convite geral).

D: A santa Igreja deseja certificar-se de que estes catecúmenos e crismandos estão em condições de serem admitidos para a celebração das próximas solenidades pascais.
-Dirigindo-se aos padrinhos diz:
D: Peço, por isso, a vocês, padrinhos e madrinhas, darem testemunho a respeito da conduta destes candidatos: ouviram eles fielmente a Palavra de Deus anunciada pela Igreja?
Padrinhos: Ouviram.
D: Estão vivendo na presença de Deus, de acordo com o que lhes foi ensinado?
Padrinhos: Estão.
D: Têm participado da vida e da oração da comunidade?
Padrinhos: Têm participado

- Exame e petição dos Candidatos
- quem preside exorta e interroga os candidatos.

D: Agora me dirijo a vocês prezados catecúmenos e crismandos. Seus padrinhos e catequistas e muitos da comunidade deram testemunho favorável a seu respeito. Confiando em seu parecer, a Igreja, em nome de Cristo, chama-os para os sacramentos pascais. Vocês, tendo ouvido a voz de Cristo, devem agora lhe responder perante a Igreja, manifestando a sua intenção. Catecúmenos e crismandos, vocês querem receber os sacramentos na próxima Vigília pascal ou na próxima missa da tempo pascal?
Candidatos: Queremos.
D: Querem prosseguir fiéis à santa Igreja, continuando a frequentar a catequese, participando da vida da comunidade?
Candidatos: Queremos.
D: São estes os nomes dos que foram eleitos
- apresentar por escrito previamente os nomes dos que foram eleitos.

- Admissão e Eleição

D: Caros irmãos e irmãs, eu declaro vocês eleitos para completarem a iniciação ou sem iniciados nos sagrados mistérios na próxima Vigília Pascal ou Missa do tempo pascal.
Candidatos: Graças a Deus
D: Deus é sempre fiel ao seu chamado e nunca lhes negará a sua ajuda. Vocês devem se esforçar para serem fiéis a ele e realizar plenamente o significado desta eleição.
- Dirigindo-se aos padrinhos, exorta-os com palavras semelhantes:
D: Estes candidatos de quem vocês deram testemunho foram confiados a vocês no Senhor. Acompanhem-nos com o auxílio e o exemplo fraterno até os sacramentos da vida divina.

- As preces são próprias

D: Queridos irmãos e irmãs, preparando-nos para celebrar os mistérios da paixão e ressurreição, iniciamos hoje os exercícios quaresmais. Os eleitos que conduzimos conosco aos sacramentos pascais esperam de nós um exemplo de conversão. Roguemos ao Senhor por eles e por nós, a fim de que nos animemos por nossa mútua renovação e sejamos dignos das graças pascais. A cada invocação respondermos: Nós vos rogamos Senhor.

1 – Nos vos rogamos, Senhor, que por vossa graça estes eleitos encontrem alegria na sua oração cotidiana e a vivam cada vez mais em união convosco. Rezemos.
2 – Alegrem-se de ler vossa Palavra e meditá-la em seu coração. Rezemos.
3 – Reconheçam humildemente seus defeitos e comecem a corrigi-los com firmeza. Rezemos.
4 – Transformem o trabalho cotidiano em oferenda que vos seja agradável. Rezemos.
5 – Tenham sempre alguma coisa a oferecer-vos em cada dia da Quaresma. Rezemos.
6 – Acostumem-se a amar e cultivar a virtude e a santidade de vida. Rezemos.
7 – Renunciando a si mesmos, busquem mais o bem do próximo do que seu próprio bem. Rezemos.
8 – Partilhem com os outros a alegria que lhes foi dada pela fé. Rezemos.
9 – Em vossa bondade, guardai e abençoai suas famílias. Rezemos.

D: Pai amado e Todo-Poderoso, vós quereis restaurar todas as coisas no Cristo e atraís toda a humanidade para ele. Guiai estes eleitos da vossa Igreja e concedei que, fiéis à sua vocação, possam integrar-se no Reino de vosso amado Filho e ser assinalados com o dom do Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor.

- Segue-se culto/missa com momento das ofertas (e comunhão se tiver)

- Oração Conclusiva/final

- Despedida
D: Prezados catecúmenos e crismandos e também vós queridos fiéis desta comunidade de fé, vamos em paz e que o Senhor Jesus nos acompanhe.
Todos: Amém

CELEBRAÇÃO DOS ESCRUTÍNIOS
(3º, 4º e 5º Domingo da Quaresma)

- O Escrutínio é , antes de tudo, um discernimento, na oração, da situação de conversão principalmente do candidato ao batismo, mas também aos que irão receber somente os sacramentos da Eucaristia e Crisma..
- Ao ser celebrado dentro do culto ou missa dominical, Pode-se tomar de as leituras do Ano A.
- A celebração segue o RICA para os catecúmenos. Para os Crismandos, as orações dos exorcismos (orações de salvação e libertação do mal) são feitas em forma positiva, evitando qualquer aceno à culpa original e referindo-se somente às culpas pessoais e tentações. Estas celebrações, para os que já são batizados, tem caráter penitencial, que conduzem ao sacramento da Penitência.

Celebração do 1º Escrutínio
(3º Domingo da Quaresma)

- No Canto de Entrada, pode-se entrar os catecúmenos, seus padrinhos e madrinhas, juntamente com o catequista. Fazer uma acolhida e ressaltar a importância deste momento.

- Segue-se o culto/missa normalmente até a homilia.

- Após a homilia/mensagem a Oração em silêncio (o Evangelho é o do 3º Domingo da quaresma do ano A – passagem da Samaritana)
- Os eleitos, com seus padrinhos e madrinhas põe-se de pé diante de quem preside. Este convida primeiramente os fiéis a orar em silêncio pelos eleitos, implorando o espírito de penitência, a consciência do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
- Voltando-se para os eleitos, convida-os igualmente a orar em silêncio e exorta-os a manifestar pela atitude do corpo seu espírito de penitência, inclinando-se ou ajoelhando-se.
D: Eleitos de Deus, inclinem-se (ou ajoelhem-se) para a oração.
- Todos rezem um momento em silêncio, e depois podem erguer-se.

- As preces são próprias
- Durante as preces, os padrinhos e madrinhas colocam a mão direita sobre o ombro de cada eleito.

D: Oremos por estes eleitos que a Igreja confiadamente escolheu após uma longa caminhada, para que, concluída sua preparação, nestas festas pascais, encontrem o Cristo nos seus sacramentos. A cada invocação rezaremos: Senhor escutai nossa prece.

1 – Para que estes eleitos, a exemplo da samaritana,  repassem suas vidas diante do Cristo e reconheçam os próprios pecados, roguemos ao Senhor.
2 – Para que sejam libertados do espírito de descrença que afasta a humanidade do caminho de Cristo, roguemos ao Senhor.
3 – Para que, à espera do dom de Deus, cresça neles o desejo da água viva que jorra para a vida eterna, roguemos ao Senhor.
4 – Para que aceitando como mestre o filho de Deus, sejam verdadeiros adoradores do Pai, em espírito e em verdade, roguemos ao Senhor.
5 – Para que, tendo experimentado o maravilhoso encontro com o Cristo, possam transmitir aos amigos e concidadãos sua mensagem de alegria, roguemos ao Senhor.
6 – Para que todos os que sofrem no mundo pela pobreza e pela falta da palavra de Deus tenham a vida em plenitude prometida pelo Evangelho de Cristo, roguemos ao Senhor.
7 – Para que todos nós, acolhendo o ensinamento do Cristo e aceitando a vontade do Pai, possamos realizar amorosamente a sua obra, roguemos ao Senhor.

- Exorcismo

D - de mãos unidas e voltado para os eleitos diz: Oremos. Pai de misericórdia, por vosso Filho vos compadecestes da samaritana e, com a mesma ternura de Pai, oferecestes a salvação a todo pecador. Olhai em vosso amor estes eleitos que desejam receber, pelos sacramentos, a adoção de filhos e o dom do Espírito: que eles, livres da servidão do pecado e do pesado jugo do demônio, recebam o suave jugo de Cristo. Protegei-os em todos os perigos a fim de que vos sirvam fielmente na paz e na alegria e vos rendam graças para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém
D - primeiramente impõe mão sobre a cabeça de cada eleito, rezando por ele em silêncio, depois com as mãos estendidas reza: Senhor Jesus, que em vossa admirável misericórdia convertestes a samaritana, para que adorasse o Pai em espírito e verdade, libertai agora das ciladas do demônio estes eleitos que se aproximam das fontes da água vida do batismo, ou que já, receberam esta água; convertei seus corações pela força do Espírito Santo, a fim de conhecerem o vosso Pai, pela fé sincera que se manifesta na caridade. Vós que viveis e reinais para sempre.
Todos: Amém.

- Segue-se culto/missa com momento das ofertas (e comunhão se tiver)

- Oração final e Despedida
D: Prezados catecúmenos e crismandos e também vós queridos fiéis desta comunidade de fé, vamos em paz e que o Senhor Jesus nos acompanhe.
Todos: Amém

Celebração do 2º Escrutínio
(4º Domingo da Quaresma) 

- No Canto de Entrada, pode-se entrar os catecúmenos, seus padrinhos e madrinhas, juntamente com o catequista. Fazer uma acolhida e ressaltar a importância deste momento.

- Segue-se o culto/missa normalmente até a homilia.

- Após a homilia/mensagem a Oração em silêncio (o Evangelho é o do 4º Domingo da quaresma do ano A – passagem do cego de nascença)
- Os eleitos, com seus padrinhos e madrinhas põe-se de pé diante de quem preside. Este convida primeiramente os fiéis a orar em silêncio pelos eleitos, implorando o espírito de penitência, a consciência do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
- Voltando-se para os eleitos, convida-os igualmente a orar em silêncio e exorta-os a manifestar pela atitude do corpo seu espírito de penitência, inclinando-se ou ajoelhando-se.
D: Eleitos de Deus, inclinem-se (ou ajoelhem-se) para a oração.
- Todos rezem um momento em silêncio, e depois podem erguer-se.

- As preces são próprias
- Durante as preces, os padrinhos e madrinhas colocam a mão direita sobre o ombro de cada eleito.

D: Oremos , irmãos e irmãs, por estes eleitos chamados por Deus para que, permanecendo nele, dêem, por uma vida santa, testemunho do Evangelho. A cada invocação rezaremos: Senhor atendei nossa prece.

1 – Para que Deus dissipe as trevas e sua luz brilhe nos corações destes eleitos, roguemos ao Senhor.
2 – Para que o Pai conduza esses eleitos a seu Cristo, luz do mundo, roguemos ao Senhor.
3 – Para que Deus abra o coração desses eleitos, e eles proclamem a sua fé no Senhor da luz e fonte da verdade, roguemos ao Senhor.
4 – Para que Deus preserve esses eleitos da incredulidade deste mundo, roguemos ao Senhor.
5 – Para que, salvos por Aquele que tira o pecado do mundo, sejam libertados do contágio e da influência do mal, roguemos ao Senhor.
6 – Para que iluminados pelo Espírito Santo, sempre proclamem e comuniquem aos outros o Evangelho da salvação, roguemos ao Senhor.
7 – Para que todos nós, pelo exemplo de nossa vida sejamos em Cristo luz do mundo, roguemos ao Senhor.
8 – Para que o mundo inteiro conheça o verdadeiro Deus, Criador de todos, que dá aos seres humanos o espírito e a vida, roguemos ao Senhor.

- Exorcismo

D - de mãos unidas e voltado para os eleitos diz: Oremos. Pai de bondade, que destes ao cego de nascença a graça de crer em vosso Filho e de alcançar pela fé o vosso reino de luz, libertai estes eleitos dos erros que cegam e concedei-lhes, de olhos fixos na verdade, tornarem-se para sempre filhos da luz. Por Cristo nosso Senhor.
Todos: Amém
D - primeiramente impõe mão sobre a cabeça de cada eleito, rezando por ele em silêncio, depois com as mãos estendidas reza: Senhor Jesus, luz verdadeira, que iluminais toda a humanidade, libertai, pelo Espírito da verdade, os que se encontram oprimidos pelo pai da mentira, e despertai a boa vontade dos que chamastes aos vossos sacramentos, para que na alegria da vossa luz, tornem-se, como o cego outrora iluminado, audazes testemunhas da fé. Vós que viveis e reinais para sempre.
Todos: Amém.

- Segue-se missa com momento das ofertas (e comunhão se tiver)

- Oração final e Despedida
D: Prezados catecúmenos e crismandos e também vós queridos fiéis desta comunidade de fé, vamos em paz e que o Senhor Jesus nos acompanhe.
Todos: Amém
  
Celebração do 3º Escrutínio
(5º Domingo da Quaresma)

- No Canto de Entrada, pode-se entrar os catecúmenos, seus padrinhos e madrinhas, juntamente com o catequista. Fazer uma acolhida e ressaltar a importância deste momento.

- Segue-se o culto/missa normalmente até a homilia.

- Após a homilia/mensagem a Oração em silêncio (o Evangelho é o do 5º Domingo da quaresma do ano A – passagem da ressurreição de Lázaro)
- Os eleitos, com seus padrinhos e madrinhas põe-se de pé diante de quem preside. Este convida primeiramente os fiéis a orar em silêncio pelos eleitos, implorando o espírito de penitência, a consciência do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
- Voltando-se para os eleitos, convida-os igualmente a orar em silêncio e exorta-os a manifestar pela atitude do corpo seu espírito de penitência, inclinando-se ou ajoelhando-se.
D: Eleitos de Deus, inclinem-se (ou ajoelhem-se) para a oração.
- Todos rezem um momento em silêncio, e depois podem erguer-se.

- As preces são próprias
- Durante as preces, os padrinhos e madrinhas colocam a mão direita sobre o ombro de cada eleito.

D: Oremos, irmãos e irmãs, por estes escolhidos de Deus, para que, participando da morte e ressurreição de Cristo, possam superar, pela graça dos sacramentos, o pecado e a morte. A cada invocação rezaremos:
Senhor atendei nossa prece.

1 – Para que Deus estes eleitos recebam o dom da fé, pela qual proclamem que o Cristo é a ressurreição e a vida, roguemos ao Senhor.
2 – Para que livres de seus pecados, deem frutos de santidade para a vida eterna, roguemos ao Senhor.
3 – Para rompidos pela penitência os laços do demônio, se tornem semelhantes ao Cristo e, mortos para o pecado, vivam sempre para Deus, roguemos ao Senhor.
4 – Para na esperança do Espírito vivificante, se disponham corajosamente a renovar sua vida, roguemos ao Senhor.
5 – Para que se unam ao próprio autor da vida e da ressurreição pelo alimento eucarístico que vão receber em breve, roguemos ao Senhor.
6 – Para que todos nós, vivendo uma vida nova, manifestemos ao mudo o poder da ressurreição de Cristo, roguemos ao Senhor.
7 – Para que todos os habitantes da terra encontrem o Cristo e saibam que só ele possui as promessas da vida eterna, roguemos ao Senhor.

- Exorcismo

D - De mãos unidas e voltado para os eleitos diz: Oremos. Deus Pai, fonte da vida, vossa glória está na vida feliz dos seres humanos e o vosso poder se revela na ressurreição dos mortos. Arrancai da morte os que escolhestes e desejam receber a vida pelo Batismo. Livrai-os da escravidão do demônio, que pelo pecado deu origem à morte e quis corromper o mundo que criastes bom. Submetei-os ao poder do vosso Filho amado, para receberem dele a força da ressurreição e testemunharem, diante de todos, a vossa glória. Por Cristo Nosso Senhor.
Todos: Amém
D - primeiramente impõe mão sobre a cabeça de cada eleito, rezando por ele em silêncio, depois com as mãos estendidas reza: Senhor Jesus Cristo, ordenastes a Lázaro sair vivo do túmulo e pela vossa ressurreição libertastes da morte toda a humanidade, nós vos imploramos em favor de vossos servos e servas, que acorrem às águas do novo nascimento e à ceia da vida; não permitais que o poder da morte retenha aqueles que, por sua fé, vão participar da vitória de vossa ressurreição. Vós que viveis e reinais para sempre.
Todos: Amém.

- Segue-se missa com momento das ofertas.

- Oração final e Despedida
D: Prezados catecúmenos e crismandos e também vós queridos fiéis desta comunidade de fé, vamos em paz e que o Senhor Jesus nos acompanhe.
Todos: Amém.

CAIVIC - COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DE INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário