O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

sábado, 4 de abril de 2015

SÁBADO SANTO - 04.04.2015

Desde o século II esse dia foi dia de jejum pleno, como também dia alitúrgico, ou seja, sem a celebração eucarística. Terminava com a Vigília que adentrava na madrugada do domingo com a celebração eucarística.

Nesse dia aqueles que seriam batizados, os catecúmenos, ficavam reunidos e realizavam os atos definitivos, através dos quais expressavam ou manifestavam a adesão a Jesus Cristo. Todos os ritos batismais ali se realizavam plenamente. O próprio fazia-se presente nesse encontro, pois esse fato realizava-se em roma como também no Oriente.

Eis, pois, o sentido de fazermos a Renovação das promessas Batismais no Sábado Santo. Além do sentido histórico, recordamos nossa vida banhada na vida de Cristo ressuscitado. Esse é um momento altamente nobre de nossa fé.

"A Igreja permanece ao lado do sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e morte, abstendo-se da missa (a mesa fica sem toalhas e ornamentos) até a solene vigília ou espera noturna da ressurreição" (O.Casel, La fête de Pâques dans I'Eglise des \p\éres).

Santo Agostinho chama essa noite do Sábado Santo de "a Noite Santa que é mãe de todas as vigílias".

Nele se realiza o rito Pascal. É a Vígilia Pascal, noite Santa, noite Bela, incomparável. A vigília Pascal é riquíssima em seus símbolos e em sua manifestação de fé. É uma liturgia que foi se enriquecendo ao longo do tempo.

Ela nos faz como que mergulhar em três dimensões teológicas insuperáveis: memória -presença - espera, enriquecida com a realidade de Cristo, aquele que foi crucificado, mas agora ressuscitado. Ele é nossa Páscoa. Iniciar essa celebração na escuridão iluminada pela luz do Círio pascal é uma das maiores expressões de nossa fé: O Cristo ressuscitado, a Luz do mundo!

Esse clima e sentido devem invadir toda a celebração da Vigília Pascal, e devemos estar conscientes disso. Eis, pois porque o Círio é colocado no centro do presbitério.

Enriquecemo-nos nesse celebração com a Palavra que nos traz a memória de toda a História da salvação, como Deus foi fazendo sua Aliança com seu povo, até seu Filho Jesus. Aliança eterna de amor e de misericórdia. O Rito da renovação das Promessas Batismais vem nos lembrar que somos o povo novo do Senhor, o povo da nova e eterna Aliança, em seu Filho Jesus Cristo. Somos testemunhas de sua ressurreição e comprometidos com seu Reino.

Ser batizado é comprometer-se com o Reino anunciado e vivido por Jesus. Ainda, a Liturgia Eucarística manifesta o grande dia esperado, "o dia que o Senhor fez para nós". Tudo o que a Igreja realiza durante todo o tempo, converge para este momento e parte dele sempre.

Façamos verdadeiramente o Senhor de nossas vidas, e sejamos felizes nele, pois só Nele há futuro.
O Espírito Ressuscitado muda o coração humano, dá-lhe a liberdade que redime e liberta de toda escravidão. Dá-lhe a verdadeira libertação pascal!
Santa e Feliz Páscoa para você!
Fonte: Setor Deus conosco- Editora Santuário - Aparecida -SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário