O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Missa do Crisma - "Ungiu-me para anunciar a Boa Nova"

https://www.facebook.com/luiz.pinto.315?fref=ts#

Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos


“Ungiu-me para anunciar a Boa Nova”.


A Liturgia Romana desde tempos bem remotos (século VII) costumava celebrar neste dia a reconciliação dos penitentes marcando com esta cerimônia de reconciliação o término da Quaresma e do jejum penitencial. A Igreja desconhece até este período qualquer tipo de celebração relacionada à Ceia do Senhor. A única celebração Eucarística realizada era a da Vigília Pascal, pois nesta noite a Igreja a Páscoa do Cristo vitorioso.  Os pecadores reconciliados eram novamente admitidos à participação da Mesa do Corpo e do Sangue do Senhor. O costume da reconciliação dos penitentes neste dia foi aos poucos desaparecendo da práxis da Igreja.

A partir do século VII é possível constatar uma evolução da Liturgia da Igreja de Roma em relação à Quinta-feira Santa. Atesta-se que neste período eram celebradas em Roma três Missas: uma na parte da manhã, outra ao meio dia (nesta eram consagrados os Santos Óleos). Esta Missa também servia para aqueles que não conseguiam observar o jejum até o anoitecer. Outra Missa era celebrada na parte da noite.

A reforma litúrgica de 1955 reformou a Missa de consagração dos Santos Óleos. Até então a Missa do Crisma não possuía um elenco de leituras próprias. Provavelmente isto deriva do fato do antigo costume de não existir celebração Eucarística neste dia. Esta reforma empreendida pelo Papa Pio XII integrou a celebração de consagração da Crisma e dos outros óleos para um rito que obrigatoriamente deve realizar-se dentro da Missa. A Celebração ganhou um elenco de leituras próprias e também um prefácio sobre o Sacerdócio de Cristo. Em sua nova composição, a Missa do Crisma deseja ser uma espécie de “festa do Sacerdócio”. Neste dia na Igreja Catedral (geralmente na parte da manhã) e ao redor do Bispo Diocesano todos os Presbíteros são convidados a renovar as promessas um dia realizadas por ocasião da ordenação sacerdotal. Configurados por meio da oração de consagração e da imposição das mãos ao Cristo Sacerdote, todos os Presbíteros devem tomar consciência da sua missão e responsabilidade. Estes não podem esquecer-se jamais de serem no mundo sinal autêntico Daquele que um dia os chamou para participar de missão tão importante e a semelhança do Bom Pastor devem esforçar-se continuamente pela vida e pela guarda do rebanho que o Senhor os confiou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário