O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ASCENSÃO DO SENHOR - Mt 28,16-20 - 01.06.2014

Subiu por entre aclamações, o Senhor, ao som das trombetas (Salmo 46(47),6

Como celebração litúrgica a Festa da Ascensão do Senhor teve seu início no século IV, no Oriente, instituída por São Gregório de Nissa e posteriormente por São João Crisóstomo.

Na festa da Ascensão do Senhor, celebramos a partida de Jesus para o Pai. Contudo, ele não se afastou de nós, o sentimos sempre presente em nosso meio, pois ele é o nosso Deus-conosco. Cabe a nós mostrá-lo presente mediante nosso testemunho.
O evangelho de Mt 28,16-20, inicia falando dos onze discípulos que se dirigem à Galileia, ao monte que Jesus havia indicado. Foi na galileia que Jesus iniciou sua missão da Boa-Notícia da libertação, e foi sobre o monte que ele anunciou seu programa: as bem-aventuranças.
Durante sua vida eterna, Jesus agia como aquele homem ao qual Deus dera seu poder, fazendo com que as pessoas glorificassem a Deus. Agora, ressuscitado, possui "toda a autoridade no céu e sobre a terra". Essa autoridade plena lhe foi dada pelo Pai.
Jesus diz ainda aos discípulos: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos". A Galileia é o ponto de partida, e a meta é fazer com que a justiça do Reino alcance a todos, tornando-os discípulos de Jesus.
Os meios para fazer com que todos os povos se tornem discípulos do Mestre da Justiça são dois: o batismo em nome da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo e a catequese ou evangelização, que leva a observar tudo o que Jesus ensinou.
Jesus promete: "Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo". Subindo ao céu, Jesus abre para os que nele crêem a possibilidade de viverem uma nova forma de presença.
O Deus-conosco do povo eleito agora é Jesus, o Emanuel, e estará com os seus "todos os dias", até o fim do mundo.
O Deus em quem cremos não é um Deus distante, mesmo habitando na luz inacessível. Por isso tantas vezes repetimos na liturgia da missa: "Ele está no meio de nós".

A Ascensão concretiza a etapa final da revelação do plano de amor de Deus, em favor do homem. É um ato salvífico de Deus, que integra à Páscoa definitiva da humanidade em Cristo, iniciada com a anunciação do anjo a Maria.
As leituras At 1,1-11; Ef 1,17-23; Sl 47(47,6 e Mt 28,16-20 desta solenidade de hoje acentuam muito a missão da Igreja do que o próprio fato da Ascensão. Isso nos leva a pensar que, entre a missão apostólica da Igreja e a ascensão do Senhor, existe um nexo lógico e profundo.
O texto do evangelho de hoje tem como tema central a missão, e há um esquema bem claro disso, com três elementos: envio, julgamento e sinais.
O envio é Universal (isso aparece bem claro em Mt 28,16-20 "a todas as nações".
Estamos aqui num contexto universal, do tipo cósmico. Desaparecem os povos enquanto distintos e surge uma nova humanidade, emerge o cosmos como campo aberto à palavra dos missionários. Essa missão é a de proclamar o Evangelho a toda criatura, um Evangelho que obrigue a tomar uma postura, que se transforme ineludivelmente em juízo de salvação ou de condenação e que já a partir de agora manifesta a sua eficácia em quem o acolhe com fé.
Depois do envio vem o julgamento. A referência a Jesus (fé) e a identificação eclesial (Batismo) são agora meios fundamentais de salvação. A salvação está ligada à fé/Batismo; a condenação acontece pela não aceitação do Jesus Ressuscitado, presente e vivo entre nós.
E por fim, os sinais eclesiais, e de um modo especial, o poder dos missionários. Trata-se de gestos de poder transformador.
Agora, ressuscitado, ele vai continuar a sua obra, permanecendo presente na Igreja e investindo-a com a sua missão. A presença e a ação de Jesus vão continuar por meio da presença e da ação da Igreja.

PARA REFLETIR:
... eu estou convosco todos os dias. Jesus afirma que está conosco todos os dias. E nós? Lembramos de estar com ele sempre? Como podemos estar junto com Deus todo dia?

ORAÇÃO:
É Deus, Pai de ternura, a ascensão de vosso Filho aos céus é certeza de vitória da humanidade contra todo o mal e injustiça. Concede-nos a graça de continuarmos a missão que ele começou. Amém!
Fonte: O evangelho dominical - Diário Bíblico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário