O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SUBSÍDIO PRECIOSO E INDISPENSÁVEL - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

" Para chegar a um conhecimento sistemático da fé, todos podem encontrar um subsídio precioso e indispensável no Catecismo da Igreja Católica.

Este constitui um dos frutos mais importantes do Concílio Vaticano II.

Na constituição Apostólica Fidei depositum - não sem razão assinada na passagem do trigésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II -, o Beato João Paulo II escrevia: " Este catecismo dará um contributo muito importante à obra de renovação de toda a vida eclesial ... Declaro-o norma segura para o ensino da fé e, por isso, instrumento válido e legítimo ao serviço da comunhão eclesial".

É principalmente nesta linha que o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica.

Nele, de fato, sobressai a riqueza de doutrina que a Igreja acolheu, guardou e ofereceu durante os seus dois mil anos de história.

Desde a Sagrada Escritura ao Padres da Igreja, desde os Mestres de teologia aos santos que atravessaram os séculos, o Catecismo oferece uma memória permanente dos inúmeros modos em que a Igreja meditou sobre a fé e progrediu na doutrina para dar certeza aos crentes na sua vida de fé.

Na sua própria estrutura, o Catecismo da Igreja Católica, apresenta o desenvolvimento da fé até chegar aos grandes temas da vida diária.

Repassando as páginas, descobre-se que o que ali se apresenta não é uma teoria, mas o encontro com uma Pessoa que vive na Igreja.

Na verdade, a seguir à profissão de fé, vem a explicação da vida sacramental, na qual Cristo está presente e operante, continuando a construir a sua Igreja.

Sem a liturgia e os sacramentos, a profissão de fé não seria eficaz, porque faltaria a graça que sustenta o testemunho dos cristãos.

Na mesma linha, a doutrina do catecismo sobre a vida moral adquire todo o seu significado, se for colocada em relação com a fé, a liturgia e a oração."

Fonte: Porta Fidei, Bento XVI, n.11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário