O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PRÉ-CATECUMENATO: JOVENS E ADULTOS Catequeses Bíblicas de apelo à conversão de vida e costumes.

IV. ENSINAMENTOS (DISCURSOS DE JESUS)

7ª CATEQUESE - AS BEM AVENTURANÇAS
(Mt 5,1-11); CIC 1716-1724.

As bem-aventuranças estão no centro da pregação de Jesus. Seu anúncio retoma as promessas feitas ao povo eleito desde Abraão. Jesus completa, ordenando-as não mais ao simples bem estar gozoso na terra, mas no Reino dos Céus (Lc 6,20-38).

As bem-aventuranças traçam a imagem de Cristo e descrevem sua caridade. Elas exprimem a vocação dos fiéis associados à glória de sua Paixão e Ressurreição, iluminam as ações e atitudes características da vida cristã; são promessas paradoxais que sustentam a esperança nas tribulações; anunciam as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas pelos discípulos; são inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos (CIC, § 1716-1717).

As bem-aventuranças respondem ao desejo natural de felicidade. Este desejo é de origem divina. O homem naturalmente deseja ser feliz, e este desejo foi colocado no coração do homem pelo próprio Deus, a fim de atraí-lo para si, visto que só Ele ode satisfazê-lo.

Deus nos colocou no mundo para conhecê-lo, servi-lo e amá-lo e assim, chegarmos ao paraíso. As bem-aventuranças desvendam o objetivo da existência humana, o fim último dos atos humanos. Deus nos chama à sua própria bem-aventurança.

A bem-aventurança nos faz participar da natureza divina e da vida eterna. Com ela, o homem entra na Glória de Cristo e no gozo da vida trinitária.

O decálogo, o Sermão da Montanha e a Catequese apostólica nos descrevem os caminhos que levam ao Reino dos Céus. Neles nos empenhamos passo a passo pelas ações de todos os dias, sustentados pela graça do Espírito Santo. Fecundados pela Palavra de Cristo, daremos, aos poucos, frutos na Igreja para a glória de Deus.

As bem-aventuranças retomam e completam as promessas de Deus desde Abraão, ordenando-as para o reino dos Céus. Respondem ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração do homem. Elas nos ensinam o fim último ao qual Deus nos chama: o Reino, a visão de Deus, a participação na natureza divina, a vida eterna, a filiação, o repouso em Deus.

A bem-aventurança da vida eterna é um dom gratuito de Deus; ela é sobrenatural como a graça que a ela conduz.

"A prometida bem-aventurança nos coloca diante de escolhas morais decisivas para que aprendamos a amar a Deus sobre todas as coisas: " O temor do Senho é o começo da sabedoria; sábios são aqueles que o adoram.

Sua glória subsiste eternamente." (Sl 110,10). Convida-nos a purificar nosso coração de seus maus instintos e a procurar o amor de Deus acima de tudo. Ensina que a verdadeira felicidade não está nas riquezas ou no bem-estar, nem na glória humana ou no poder, nem em qualquer obra humana, por mais útil que seja, como as ciências, a técnica e as artes, nem em outra criatura qualquer, mas apenas em Deus, fonte de todo o bem e de todo amor". (CIC.17823).

Para seu crescimento procure, leia e reflita: Mt 5,1-12
Quantas são as bem-aventuranças?
Fale sobre uma das bem-aventuranças?
Qual o fim último das bem-aventuranças?

As bem-aventuranças nos ensinam: "Para mim acho que a perfeição é fácil de se praticar, porque compreendi que basta pegar Jesus pelo coração..." (Sta Teresinha do Menino Jesus)






Nenhum comentário:

Postar um comentário